Blog

  • Home

Desde o início de 2017 tenho o privilégio de trabalhar 100% de forma remota. Minha profissão me permite, meus clientes e alunos nunca viram problema. Funciona para mim, funciona para eles. Todo mundo sai ganhando.

Sempre fui um grande defensor e entusiasta deste formato de trabalho pelos mais diversos motivos – do tempo economizado com deslocamentos ao aumento do nível de produtividade.

A discussão agora, no entanto, não é mais sobre prós e contras do trabalho remoto: o futuro do trabalho é assíncrono.

No trabalho assíncrono você tem autonomia para trabalhar quando quiser e a única coisa que realmente importa é fazer o seu trabalho direito. Você não precisa estar disponível o tempo todo.

Acredito que hoje o trabalho assíncrono esteja na mesma posição que o trabalho remoto estava há alguns anos – a maioria das pessoas não está convencida de que funciona, mas já tem muita gente boa trabalhando dessa forma e melhorando a sua produtividade.

Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser

A pandemia de COVID-19 acelerou uma transformação digital que cedo ou tarde aconteceria e agora temos milhões de pessoas trabalhando remotamente, mas a grande maioria ainda precisa trabalhar em horários específicos e estar disponível o tempo todo para ligações e videochamadas. Isso é um saco e até já existe um termo para explicar o cansaço mental que as intermináveis reuniões virtuais tem causado nos trabalhadores remotos: “fadiga do Zoom“.

Como sabemos, o ambiente de trabalho remoto é diferente do escritório tradicional. E ambientes diferentes exigem sistemas de comunicação diferentes. Um sistema de comunicação adaptado à realidade do trabalho remoto pode melhorar a produtividade e gerar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Em termos de comunicação, a escrita assíncrona é a ferramenta mais adequada para o trabalho remoto no longo prazo. Muitas informações discutidas em videochamadas acabam se perdendo caso não sejam documentadas em ferramentas como o Slack.

Enquanto a comunicação síncrona refere-se ao contato imediato entre o emissor (quem envia a mensagem) e o receptor (quem recebe a mensagem), a comunicação assíncrona é atemporal. Ou seja, na comunicação assíncrona o emissor envia a mensagem, mas não necessariamente o receptor irá recebê-la imediatamente. Daí a importância de escrever bem e de forma clara.

Dito isso, aqui vão algumas dicas simples para você evitar ruídos na comunicação escrita.

Esqueça o “internetês”

Desde a época do mIRC (entreguei minha idade aqui), passando por SMS, MSN e, mais recentemente, pelo WhatsApp, eu sempre tentei escrever corretamente em meios de comunicação de mensagens instantâneas. Nada de “internetês“, abreviações ou frases sem pontuação.

Quantas vezes você já recebeu uma mensagem sem um ponto de interrogação e ficou na dúvida se aquilo era uma pergunta ou uma afirmação? Além disso, escrever corretamente em meios de comunicação de mensagens instantâneas é uma ótima forma de praticar seu português.

Para você ter ideia da importância que isso tem no nosso dia a dia, esses tempos um amigo foi chamado para uma entrevista de emprego — e posteriormente contratado — porque, nas palavras do recrutador, quando conversaram via WhatsApp, percebeu que ele “escrevia tudo certinho” — a vaga era para trabalhar com marketing de conteúdo. Ou seja, esse meu amigo passou sua mensagem de forma eficaz — e utilizando vírgulas e pontos finais.

Se preocupe com o design da escrita

Isso não tem nada a ver com as palavras ou com a língua portuguesa. A maneira como a sua escrita é apresentada também determina sua eficácia. É o tal do princípio da escaneabilidade.

A maioria dos e-mails é redigido assim:

Comunicação assíncrona no trabalho remoto: escrever bem nunca foi tão importante

O problema com o e-mail acima é que hoje nosso pensamento é digital. Isso significa que as pessoas digitalizam tudo antes de lerem. Por quê? Devido ao excesso de informação que chega de todos os lados diariamente. Para não perder tempo, procuramos por bullet points — também conhecidos como marcadores.

Agora olhe para o exemplo abaixo.

Comunicação assíncrona no trabalho remoto: escrever bem nunca foi tão importante

Percebe como é uma leitura mais agradável para os seus olhos?

Para que sua escrita fique mais atraente para quem estiver do outro lado da tela, leve em consideração o seguinte:

  • Pressione enter a cada duas ou três frases;
  • Utilize marcadores;
  • Utilize negrito quando algo for muito importante (apenas na palavra ou frase em questão, não no parágrafo).

A chave é nunca exagerar. E você pode aplicar essa estratégia em quase tudo. Artigos de blogs, threads no Slack, e-mails, relatórios, cartas de apresentação, etc.

Desenvolva sua escrita

Com ênfase em não ficção e uma metodologia voltada para desenvolver o processo criativo e romper bloqueios mentais, meu curso online de Escrita Criativa utiliza técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Saiba mais e inscreva-se neste link.


Receba meus textos por e-mail

Utilize seu e-mail pessoal no cadastro para receber semanalmente conteúdos exclusivos.

[activecampaign form=1]

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano