Blog

  • Home

Muitos profissionais ao redor do mundo estão experimentando o trabalho remoto pela primeira vez. Essa é a minha realidade há alguns anos e se tem algo que aprendi é que ter as ferramentas certas faz uma baita diferença. 

Felizmente, estamos em uma era onde essas ferramentas estão cada vez mais acessíveis – algumas gratuitas, outras com mensalidades razoáveis. 

Se o trabalho remoto é novo pra você, talvez esteja se perguntando qual a melhor ferramenta para se comunicar com a sua equipe, para gerenciar seu projeto ou compartilhar arquivos. 

Para te ajudar com isso, resolvi compartilhar minha lista de ferramentas por áreas: 1) Comunicação em equipe2) Reuniões e apresentações3) Gestão de projetos 4) Organização e compartilhamentos de arquivos.

Continue lendo.

1) Comunicação em equipe 

Não importa onde você trabalha, a comunicação é fundamental. Com o trabalho remoto você não tem a opção de encontrar seus colegas no corredor e não pode passar pela mesa de alguém para pedir informação, então é necessário encontrar uma maneira de manter contato diariamente. 

Por que não apenas enviar e-mail? Bem, a conversa pode ficar desorganizada, principalmente se envolver mais de uma pessoa. Um aplicativo projetado especificamente para conversas contínuas com várias pessoas é absolutamente necessário se você estiver trabalhando de forma remota. 

Meu favorito: 

Slack 

Por que? 

O Slack se autodenomina um “hub de colaboração”, mas é basicamente uma plataforma de bate-papo para equipes.  

Atualmente, é uma das ferramentas de comunicação mais populares, possuindo funções como chamadas de vídeo, compartilhamento de arquivos e integrações com outras ferramentas de trabalho remotas, como o Google Calendar e Trello 

Mas, no fundo, é uma maneira simples de conversar em grupo ou individualmente em tempo real. 

Outras ferramentas de comunicação: 

Rocket.Chat 

2) Reuniões e apresentações 

Quando você pensa em trabalho remoto, provavelmente lembra de videochamadas, reuniões virtuais e apresentações remotas.  

Isso realmente é uma grande parte do trabalho online, especialmente com equipes e clientes, portanto, ter uma ferramenta confiável é uma maneira de tornar o trabalho remoto mais simples e eficaz. 

Meu favorito: 

Zoom 

Por que? 

Sou fã do Zoom porque, além dos recursos padrão para videochamadas e apresentações, ele oferece bate-papo em tempo real, gravação de vídeo, compartilhamento de tela e integrações de calendário – como o Calendly.

Outras ferramentas para reuniões: 

Skype 

Whereby 

Google Hangouts 

3) Gestão de projetos 

Gerenciar as tarefas de sua equipe e coordenar responsabilidades remotamente pode ser complicado, mas as coisas podem se tornar mais simples com a ferramenta adequada.  

As ferramentas de trabalho remoto para produtividade manterão você e sua equipe alinhadas, não importa de onde você esteja trabalhando. E existem todos os tipos de opções para diferentes setores, estilos de trabalho e tamanhos de equipes. 

Meu favorito: 

Asana 

Por que? 

A função do Asana é organizar a lista de tarefas de uma equipe para que se tenha um controle das demandas.  

Mesmo no pacote básico gratuito, suas funcionalidades já são eficientes para a gestão organizacional do negócio.  

As tarefas podem ser organizadas em quadros, listas e acompanhadas por um calendário e um cronograma no plano premium.  

Outras ferramentas de gestão de projetos: 

Notion 

Trello 

4) Organização e compartilhamento de arquivos 

A organização é ainda mais importante quando você está longe de um ambiente de escritório tradicional. Ter uma ferramenta para encontrar e compartilhar informações e arquivos é crucial para uma equipe remota. 

Meu favorito: 

Google Drive 

Por que? 

O Google Drive é um serviço online de armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais. É uma ferramenta útil em qualquer caso, mas principalmente se você também estiver usando outros produtos do Google – Docs, Gmail, etc.  

Com ele você pode acessar arquivos offline e de dispositivos móveis, reorganizá-los por projeto e prioridade, definir permissões de compartilhamento diferentes para cada documento, pasta ou usuário para garantir que os arquivos estejam disponíveis para todas as pessoas certas, mas protegidos de outras pessoas. 

Outras ferramentas de organização e compartilhamento de arquivos: 

Dropbox 

OneDrive 

Também podem ser úteis:

Buffer: O Buffer é uma espécie de automatizador de posts das redes sociais. Através dele é possível agendar publicações no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn e ainda definir o horário e frequência das postagens.

1Password: O 1Password é um programa para armazenamento e gerenciamento de senhas. Com ele, você pode proteger documentos e informações pessoais, como logins e passwords.

WeTransfer: O WeTransfer é um serviço online de transferência de arquivos que permite o envio de até 2 GB de forma gratuita. No plano Pro, os usuários podem fazer o upload de arquivos de até 20GB e tem 1T de armazenamento.

Remessa Online: A Remessa Online é um serviço que permite realizar transferências internacionais. Possui as melhores taxas do mercado (apenas 1,3% contra 8% dos bancos tradicionais) e o dinheiro é enviado em apenas 1 dia útil.

N26: O N26 é um banco digital alemão – o Nubank dos caras. Uma das melhores opções do mercado para quem quer abrir uma conta na Europa.


Tem alguma outra ferramenta super útil no seu dia a dia que não está na lista? Conta aí nos comentários!

E se você curtiu esse post e quer salvá-lo para consultar mais tarde ou quer compartilhá-lo com mais gente, basta salvar a imagem abaixo no seu mural no Pinterest.

Ainda não me segue por lá? Só clicar aqui.

Uma lista de ferramentas para te ajudar no trabalho remoto

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano