Blog

  • Home

Estabelecer um novo passo na rotina nem sempre é fácil. Mas existem algumas técnicas e estratégias que podem ajudar. Uma das mais conhecidas diz que precisamos de no mínimo 21 dias para criar um hábito.

De acordo com uma teoria elaborada em meados dos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Sua teoria influenciou toda uma geração de coaches e profissionais de autoajuda, de Zig Ziglar a Tony Robbins.

O problema é que as pessoas começaram a repetir esse mantra interpretando de forma equivocada as palavras de Maltz. Como em uma brincadeira de criança de telefone sem fio, a frase “um mínimo de cerca de 21 dias para criar um hábito” se tornou “demora 21 dias para criar um hábito”. E foi assim que a sociedade começou a espalhar o mito comum de que leva 21 dias para criar um hábito (Lição perigosa: se um número suficiente de pessoas disser a mesma coisa repetidas vezes, todos os demais começarão a acreditar).

Faz sentido porque o mito dos “21 dias” se espalhou. É fácil de entender. O prazo é curto o suficiente para inspirar, mas longo o suficiente para ser verossímil. E quem não gostaria da ideia de mudar sua vida em apenas três semanas?

Um estudo de Jane Wardle, da University College de Londres, publicado em 2012, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de 66 dias. Isso, pelo menos, é o que os coaches e profissionais de autoajuda tem espalhado por aí no telefone sem fio.

Wardle diz que as pessoas que foram objeto do seu estudo levaram de 18 a 254 dias para criar um novo hábito – 66, na verdade, é a média.

Então, qual é a verdadeira resposta? Quanto tempo leva para criar um hábito? Quanto tempo leva para quebrar um mau hábito? Existe alguma ciência para apoiar isso? E o que tudo isso significa para você e para mim?

A real sobre como criar um hábito

Sinceramente, tanto faz se forem 18, 21, 66 ou 254 dias!

O mais interessante nesses estudos é a constatação de que somos capazes de aprender, treinar e modificar o que desejarmos. O número de dias, como tudo na vida, é relativo. Depende de fatores como insistência, perseverança, habilidades e, principalmente, contexto.

Em outras palavras, se você deseja criar um hábito dentro de expectativas realistas, a verdade é que provavelmente levará de 2 a 8 meses – não 21 dias. E se, nesse período, deixar um ou mais dias de prática para trás dentro do seu cronograma, não tem problema: criar um hábito não é um processo de tudo ou nada.

21 dias de escrita

Sabendo de tudo isso que escrevi aí em cima, decidi criar o desafio 21 dias de escrita.

Sim, vimos que o negócio dos 21 dias para criar um hábito não é bem assim, mas a ideia do desafio é tornar o ato de escrever um hábito na sua rotina. Ou seja, quero que o desafio seja um gatilho para você criar o hábito de escrever todos os dias.

Durante 21 dias você receberá por e-mail um exercício prático de escrita criativa.

Este desafio é uma prática pessoal, portanto você não precisa compartilhar ou publicar seus textos (a menos que você queira – e nesse caso pode usar a hashtag #DesafioDoMatheus em suas redes sociais).

Você começa assim que se inscrever (neste link). E é grátis!

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano