Blog

  • Home

Nômade digital” é um profissional que trabalha de forma remota e não tem residência fixa, ou seja, tem liberdade geográfica para executar seu trabalho de qualquer lugar do mundo que tenha conexão com a internet.

Agora vamos focar na parte “digital” da coisa. Nômades digitais são dependentes da tecnologia. Ao utilizar os aplicativos e ferramentas certas, estes profissionais podem maximizar sua produtividade, evitar perrengues, organizar ideias e documentos e até ter uma rotina saudável.

Estou há mais de dois anos vivendo como nômade digital e, após testar centenas de aplicativos e ferramentas, resolvi listar aqueles que acho mais úteis –– não só para nômades em si, mas também para viajantes de modo geral.

Para facilitar a leitura, os dividi em categorias.

Hospedagens

1) Airbnb

Quando o assunto é hospedagem, o Airbnb é o queridinho dos nômades digitais. Como nós, nômades, geralmente ficamos mais tempo em cada lugar, o Airbnb vale muito a pena devido aos descontos oferecidos pelos anfitriões para longas estadias –– descontos semanais e mensais.

2) Booking

Ideal para estadias mais curtas, o Booking é uma ótima opção para conseguir bons hotéis com preços mais baixos –– inclusive, você pode encontrar boas opções com café da manhã incluso.

Passagens aéreas

3) Skyscanner

O Skyscanner é uma ótima ferramenta para você planejar suas viagens. Eu utilizo ele tanto para pesquisar promoções de passagens aéreas como para decidir novos destinos –– ele tem um filtro onde você pode inserir um destino de origem e deixar a ferramenta te mostrar os destinos mais baratos saindo daquele lugar.

4) Kayak

Similar ao Skyscanner em suas funcionalidades, o Kayak leva vantagem no visual e no seu blog, repleto de conteúdos úteis para viajantes.

5) Google Flights

O Google Flights é uma ótima ferramenta para você monitorar preços de voos. Ideal para quem já escolheu o destino, mas está esperando uma promoção para fazer a compra das passagens aéreas.

6) Melhores Destinos

Quando o assunto é promoção de passagens tendo o Brasil como país de origem, o aplicativo do Melhores Destinos é o que há de melhor. Diariamente você recebe notificações como promoções imperdíveis para diversos destinos.

Transportes e navegação

7) Uber

Presente em mais de 60 países, o Uber é geralmente a melhor opção para você ir do aeroporto para a sua hospedagem –– infelizmente, em vários locais do mundo taxistas tentam se aproveitar dos turistas.

8) Google Maps

O Google Maps é a melhor maneira para você não se perder durante as suas viagens. Seus filtros mostram distâncias para trajetos a pé, de carro, transporte público, bicicleta e avião.

9) Moovit

O Moovit permite que você planeje suas viagens de transporte público. O app lhe mostra rotas de ônibus, trem ou metrô, além de mostrar a tarifa, tempo de viagem e horário de cada linha.

10) Rome2rio

O Rome2rio é uma espécie de Google Maps para viagens longas. Ele fornece todos os trajetos possíveis junto com preços de passagens para qualquer lugar do mundo.

Finanças

11) TransferWise

A TransferWise é a forma mais barata e rápida de você enviar seus reais para o exterior. Uma das premissas é repassar a economia de custos do seu método de transferência para os clientes, tornando as remessas mais baratas do que outros serviços semelhantes.

12) N26

O N26 é um banco digital alemão. Com o seu cartão de débito, além de realizar pagamentos, você pode sacar diferentes moedas ao redor do mundo. No entanto, o cartão ainda não é enviado para o Brasil, então para conseguir o seu você deve fazer o pedido enquanto estiver no exterior –– fiz o meu quando estava em Portugal, por exemplo.

Socialização

13) Meetup

No Meetup há vários grupos voltados para nômades digitais. Quando você chegar em uma nova cidade, basta procurar por eventos durante a sua estadia. É uma ótima forma de conhecer outros nômades digitas.

14) Nomad List

A versão paga do Nomad List, a ferramenta queridinha dos nômades digitais, funciona como uma espécie de rede social. Assim que você cadastra o lugar onde está naquele exato momento, consegue ver o perfil de outros nômades digitais que também estão na sua cidade.

15) Tinder

Para nômades digitais e viajantes o Tinder pode ir além da paquera. Explico. O app é, também, uma ótima maneira de conhecer viajantes –– que não estão, necessariamente, procurando um date.

Produtividade e organização

16) Trello

O Trello é minha ferramenta favorita de gerenciamento de projetos. Você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, os seus planos de viagens, as prioridades de seus estudos, entre muitos outros.

17) Slack

O Slack é ideal para quem trabalha em equipe. Ele é uma plataforma de comunicação interna com funcionalidades que lembram um chat que também faz chamadas em vídeo, só que com muito mais capacidade de customização e interação entre os participantes, além de comandos ágeis e facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.

18) Evernote

O Evernote é um app excelente para você organizar suas notas e documentos. Para quem viaja o mundo é uma ótima maneira de organizar hospedagens, passagens aéreas e também salvar cópias de documentos como passaporte, seguro de viagem, entre outros.

19) Google Drive

O Google Drive é um serviço online que permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google. Com ele é possível fazer o upload e acessar seus arquivos, incluindo vídeos, livros, fotos e PDFs.

Saúde e bem-estar

20) Freeletics

Um dos grandes desafios dos nômades digitais é manter uma rotina de exercícios. O Freeletics é uma plataforma que reúne uma ampla variedade de treinos eficazes que usam apenas o seu próprio peso corporal.

21) Daily Yoga

O Daily Yoga é um app semelhante ao Freeletics, mas com foco em… yoga!

22) Zen

Com o Zen, o usuário tem acesso a reflexões diárias que ajudam a ter dias e noites mais tranquilos. Em qualquer horário, você escuta sons incríveis para descansar e relaxar. O destaque vai para a opção de meditação guiada, separada por assuntos específicos, que podem ajudar você em um momento especial.

Utilidades

23) Scannable

Do mesmo desenvolvedor do Evernote, o Scannable é uma excelente ferramenta para você escanear documentos.

24) Duolingo

Sempre que viajo para um país onde não domino o idioma, tento aprender palavras básicas para quebrar o gelo e ganhar a simpatia dos locais –– “olá”, “por favor”, “obrigado”, “bom dia”, etc. E o Duolingo é ótimo para isso.

25) Google Translate

Tem horas que o que você aprendeu no Duolingo não adiantará muita coisa, então utilize o Google Translate. As traduções não são perfeitas, mas quebram o galho.

26) TripAdvisor

Chegou em uma nova cidade e quer saber onde almoçar? O TripAdvisor é um app mantido pelas avaliações dos usuários sobre os estabelecimentos.

27) Conversor de moedas XE

O nome do app é autoexplicativo. Super útil na hora de pedir algo em um restaurante…


Gostou da lista? Tem alguma outra dica de aplicativo ou ferramenta? Conta aí nos comentários!

Sou um escritor que vive pelo mundo e conta histórias, autor de "Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser" (Autêntica Business, 2019). Escrevo para tornar a vida e o trabalho das pessoas mais leves.