Blog

  • Home

Você provavelmente tem “horas perdidas” durante o seu dia. Algumas realmente perdidas, como os deslocamentos que você faz durante o dia – seja de carro, ônibus, metrô ou outro meio de transporte –, outras nem tanto, mas que você poderia aproveita-las de modo mais produtivo, como exercícios físicos.

Minha sugestão para aproveitar essas janelas improdutivas durante o seu dia é ouvir podcasts. Eles estão cada vez mais em alta e tem muito conteúdo bom na rede!

Assim como no YouTube, onde você encontra vídeos sobre qualquer assunto, há podcasts sobre qualquer assunto. Quer rir? Não faltam opções. Quer aprender algo novo? Não faltam opções. Quer ficar bem informado? Não faltam opções.

São milhares as opções para você escolher entre temas variados, mas listei 9 podcasts que escuto frequentemente para você aproveitar suas “horas perdidas” com conteúdo de qualidade.

MEU TOP 3:

1 – Pretinho Básico

O Pretinho Básico é originalmente um programa de rádio. Fenômeno de audiência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, desde que os programas começaram a ser gravados e disponibilizados em forma de podcast na iTunes Store (onde é um dos podcasts mais ouvidos do Brasil) e no SoundCloud, os “Pretinhos” romperam as fronteiras do sul do Brasil e hoje são conhecidos nacionalmente.

podcast-pretinho-basico

Lançado em 2007 (sou ouvinte desde o início), o Pretinho Básico debate temas cotidianos com o humor peculiar de seus apresentadores. Embora seja um programa voltado para a comédia, você pode se informar facilmente sobre os principais destaques do dia através de suas análises únicas e bem-humoradas. A sensação ao ouví-los é a de que você está numa mesa de bar com os seus amigos jogando conversa fora!

Onde ouvir:

Ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 13h e às 18h na Rádio Atlântida.

No SoundCloud, na iTunes Store ou através do aplicativo oficial do programa (disponível para iOS e Android).

2 – The Tim Ferriss Show

Tim Ferriss, autor do best-seller Trabalhe 4 Horas por Semana“, é o apresentador de um dos podcasts mais ouvidos no planeta: The Tim Ferriss Show.

tim-ferriss-podcast

Em seu podcast Tim recebe convidados famosos em suas áreas e busca respostas sobre tomada de decisão e produtividade para entender como eles otimizaram seus próprios processos, ajudando você a entender como essas pessoas chegaram aonde estão hoje.

Também gosto muito do estilo de entrevista; Tim tem uma relação de amizade com a maioria dos convidados, então as conversas são bem descontraídas.

Onde ouvir:

No SoundCloud (os mais antigos), na iTunes Store ou no Spotify.

3 – The Minimalists

Talvez você os conheça do documentário “Minimalism: A Documentary About the Important Things“. Porém, antes de contarem suas histórias na Netflix, Joshua Millburn e Ryan Nicodemus já falavam sobre minimalismo num dos podcasts mais ouvidos dos Estados Unidos.

minimalists-podcast

A dupla oferece um lado diferente da sustentabilidade. Os anfitriões discutem “como viver uma vida significativa com menos coisas“, que inerentemente envolve ter um impacto menor no meio ambiente. Comecei a ouvir este podcast com a intenção de aplicar a sua abordagem minimalista ao meu consumo, mas acabei aplicando lições muito além disso.

Onde ouvir:

No SoundCloud, na iTunes Store ou no Spotify.

VOCÊ TAMBÉM DEVERIA OUVIR:

4 – Braincast

Podcast do B9.com.br, que debate a intersecção entre a criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios.

Onde ouvir:

No SoundCloud ou na iTunes Store.

5 – Heroes (12min)

O Heroes é o podcast do 12min (aquele app que seleciona, lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não ficção). O programa costuma receber convidados conhecidos do mundo do empreendedorismo e do marketing digital.

Onde ouvir:

No SoundCloud.

6 – Casts for Closers

Apesar do nome, o Casts for Clores é um podcast brasileiro. Voltado para “inside sales“, o programa entrevista referências nacionais e internacionais da área e é o que há de melhor sobre o tema.

Onde ouvir:

No SoundCloud.

7 – Aprendedorismo (Mathias Luz)

O Mathias Luz é um dos escritores mais prolíficos que conheço. Em seu podcast, faz, principalmente, resenhas de livros que está estudando em sua prática de “aprendedorismo“.

Onde ouvir:

No SoundCloud ou na iTunes Store.

8 – Código Aberto

Outro podcast do B9.com.br. No Código Aberto você encontrará conversas francas com os profissionais mais influentes do mercado, suas grandes ideias e o que pensam sobre o futuro da mídia, da tecnologia e da comunicação. Já foram entrevistados executivos de empresas como Spotify, Heineken e Samsung.

Onde ouvir:

No SoundCloud ou na iTunes Store.

9 – Aparelho Elétrico

Podcast do blog Aparelho Elétrico (responsáveis pelo Freelancer Doc Box). A ideia é debater e divulgar boas práticas relacionadas a trabalho freelancer e empreendedorismo criativo, sempre recebendo convidados do meio.

Onde ouvir:

No SoundCloud ou na iTunes Store.

***

Você ouve algum podcast que não está na lista? Tem alguma indicação? Conta aí nos comentários!

podcasts

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano