Por vezes é difícil se concentrar no trabalho. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, entre outros.

Zig Ziglar uma vez disse que “A falta de direção, e não a falta de tempo, é o problema. Todos nós temos vinte e quatro horas por dia“.

Mais do que tudo, o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir tarefas dentro do prazo estipulado e lidar com momentos estressantes com mais facilidade.

Melhorar a concentração significa aumentar a produtividade. As duas coisas andam juntas. No entanto, eliminar distrações não é algo lá muito fácil. Hoje, por exemplo, é meu aniversário e as notificações não param de pipocar na tela do celular. Fui obrigado a colocá-lo em modo avião para poder me concentrar no texto.

Mas e num dia normal de trabalho, como manter o foco?

Confira essas 6 dicas para você evitar distrações.

1 – Dê um jeito da desordem — física e mental

Ter uma mesa de trabalho organizada pode reduzir os níveis de estresse e deixar você mais motivado para executar as tarefas. Além de dar um jeito na desordem física, livrar-se da desordem mental, especialmente daqueles pensamentos que afetam o seu foco, pode elevar significativamente seu desempenho. Gaste uns minutos todos os dias para limpar e organizar sua mesa — e seus pensamentos.

2 – Crie uma lista de coisas a fazer

O sentimento de realização vem com o sucesso em terminar suas tarefas. Charles Duhigg dedica um capítulo de seu novo livro, “Mais Rápido e Melhor“, para falar disso. Quando você divide seus projetos em “porções”, consegue lidar com cada tarefa como se fosse uma “mordida por vez” e ficará motivado para concluir o restante dentro do prazo.

3 – Faça uma coisa de cada vez

Multitarefas fazem seu cérebro impulsionar dopamina, o que o torna mais propenso a cometer erros e alternar tarefas mais rapidamente. Por isso aconselha-se fazer uma coisa de cada vez, trocando grandes atribuições estressantes por minitarefas que sejam relativamente fáceis de executar.

4 – Faça pequenas pausas cronometradas

“Dar um tempo” quando se está muito agitado ou disperso pode ajudá-lo a retomar o foco. Faça uma caminhada, leia um livro, converse com um colega de trabalho. Qualquer uma dessas atividades cotidianas pode te ajudar a limpar a mente e aumentar a sua produtividade. Mas, não esqueça de cronometrar sua ação. 15 minutos são suficientes.

5 – Remova distrações

A distração é o inimigo número um quando se trata de manter o foco. Limite o número de abas abertas em seu navegador, coloque o celular em modo avião, use fone de ouvido. Essas são algumas dicas simples que podem te ajudar a não se distrair.

6 – Limite a ingestão de café

Essa é a mais difícil pra mim, confesso. Sou viciado em café. Quando estamos sonolentos apelamos para a cafeína. Porém, se tomada em excesso, ela pode ser prejudicial. Seu consumo exagerado pode causar nervosismo, irritabilidade e insônia. Se você precisar de um impulso para trabalhar até tarde e já ingeriu café, tente outras alternativas. Barras de proteína, frutas ou chá podem te ajudar.

Conclusão

O tempo é irreversível. Os minutos e horas que você passa distraído afetam o seu desempenho. Mas, usando as táticas corretas você pode melhorar significadamente a sua concentração.

Agora, conta pra mim nos comentários! O que você faz para evitar distrações?


PS: Muitos de vocês me adicionaram em meu perfil pessoal no Facebook. Adicionei algumas pessoas, mas as solicitações continuaram aumentando e tomei a decisão de criar uma fanpage. Isso facilita para os dois lados. Vocês não precisam ver minhas postagens pessoais e eu posso ter um controle de público. Por isso, peço que curtam minha página. Basta clicar aqui para acessá-la.


Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail clicando aqui. É grátis!

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor e freelancer em marketing digital. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Escreve também no HuffPost e no Transformação Digital.

  • Gostei muito do texto Matheus! Para evitar distrações eu sigo uma agenda e tenho evitado as “distrações eletrônicas”. Em alguns dias é mais difícil, mas é possível e maravilhoso quando realizo TODAS as tarefas do dia! Abraço!

    • Obrigado, Beatriz! É uma sensação incrível, né? Acabei de tê-la ao realizar minhas tarefas matutinas! hehe

  • Texto muito bom !