Blog

  • Home

Amanhã (25/05) completo 33 anos de idade. Parafraseando a cantora Sandy (aquela!), “sou jovem para ser velho e velho para ser jovem”.

Vivi muita coisa nesses 33 anos. Principalmente nos últimos 5. Publiquei um livro que foi finalista do Jabuti, conheci quase 30 países e tive a oportunidade de ensinar o pouco que sei para mais de 2 mil pessoas através dos meus cursos online.

E sei que isso é só o começo. Estou ansioso para os próximos 33 anos.

Também sei que geralmente as pessoas fazem listas do tipo quando completam idades com final 0 ou 5, mas como estou sem assunto essa semana – “é sobre isso” / “e tá tudo bem” / “foguete não dá ré” –, resolvi listar 33 coisas que aprendi em 33 anos de vida.

1 – Desfrute as pequenas coisas da vida

Eu curto um bom e velho clichê. Por que? Eles são verdadeiros! Especialmente este: todo mundo sabe o bem que desfrutar as pequenas coisas da vida faz, mas quase ninguém faz jus ao significado da frase.

2 – Ame as pessoas e use as coisas — porque o oposto nunca funciona

Essa eu aprendi com Os Minimalistas. Pergunte-se por que você possui as coisas que possui, o que elas acrescentam à sua vida e se você pode viver tranquilamente sem elas.

3 – Durma cedo e acorde cedo

Não esqueça que nosso corpo é uma máquina. Sempre tive o pensamento que rendia mais de madrugada. Ficava acordado até altas horas tomando várias e várias xícaras de café para manter os olhos abertos. Até que um dia experimentei fazer diferente e senti os benefícios de dormir cedo e acordar cedo.

4 – Não existe momento certo — corra alguns riscos

Eu não sei vocês, mas eu sou o tipo de cara que, na maioria esmagadora das vezes, espera o momento certo para agir. Uns chamam de planejamento. Ok. Sem problemas. O grande problema aqui está em planejar demais e nunca agir. Ou, pior: apenas sonhar e não fazer nem uma coisa, nem outra.

5 – Abrace as mudanças

Às vezes uma mudança pode parecer boa, outras pode parecer prejudicial. A coisa mais importante é ter em mente que uma mudança não é necessariamente algo bom ou ruim; ela apenas apenas é. Não importa o tipo de mudança que ocorra, nós, seres humanos, temos uma capacidade de adaptação sensacional.

6 – Não se importe com o que as pessoas pensam

A vida é curta demais e todos nós morreremos no final. Não perca seu tempo tentando agradar os outros. Se eu me importasse com o julgamento alheio, talvez este texto – e todos os outros que já publiquei – não existissem.

7 – Crie algo

Acho esse papo de “deixar um legado” meio presunçoso, mas hoje vejo que nossas criações são mais que isso. Escreva um livro, faça música, construa um móvel, qualquer coisa. Você vai se sentir bem com isso e contribuir de alguma maneira com a sociedade.

8 – Fique confortável em estar desconfortável

Trabalho, relacionamentos, desafios. Nossa vida é cheia de situações desconfortáveis. Se acostume.

9 – Aprenda algo todos os dias

Você deve treinar seu cérebro todos os dias. E isso não significa que você precise ler um livro por dia. Aprenda com seus erros. Aprenda com as pessoas ao seu redor. Esteja sempre com a mente aberta.

10 – Passe mais tempo com as pessoas que ama

Vivemos em uma sociedade que passa mais tempo no trabalho do que com as pessoas que ama. Então, quando estiver de bobeira, visite seus pais, faça um passeio com seu cônjuge, aproveite seu tempo livre com sua família e seus amigos.

11 – É preciso saber a hora de sair

Se fala muito sobre persistir em um objetivo para se ter sucesso. Mas, também é necessário entender quando isso não o levará a lugar algum.

12 – Tenha um hobby

Ter um hobby traz felicidade e enriquece nossas vidas. Isso nos dá algo divertido para fazermos em nosso tempo livre, além da oportunidade de melhorarmos nossas habilidades.

13 – Reputação se conquista

Reputação é algo externo. O caráter é o equivalente interno. Portanto, sempre dê atenção ao seu caráter. Não a sua reputação — que é, basicamente, a percepção que os outros têm de você. Então, se você quer construir uma boa reputação, faça um bom trabalho e garanta que as outras pessoas saibam disso.

14 – Confie em si mesmo

Alcançar um objetivo é uma das melhores sensações do mundo. Confie mais no seu taco — mas saiba a hora de pedir ajuda.

15 – Tenha atitude

Levante a bunda da cadeira. Faça algo. Mude a sua realidade.

16 – Escolha um mercado, não um trabalho

Se você quer ser bom em algo, foque nisso. Mudar de segmento de tempos em tempos não o fará excelente em alguma coisa.

17 – Não reclame

Reclamar é a maior perda de tempo que existe. Ou faça algo para resolver o problema ou cale-se.

18 – Evite pessoas e situações negativas

Tem uma frase muito famosa, de Jim Rohn, que diz que “somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo“.

19 – Não julgue

Isso vale pra tudo, mas, o principal ensinamento é: se uma pessoa tem uma opinião contrária a sua não significa que ela seja babaca.

20 – Seja grato

Um “obrigado” no momento certo tem seu valor. Fará bem para todas as partes.

21 – Tenha empatia

Nunca comece uma frase com “não sou preconceituoso, mas…”. Seja empático de verdade. Coloque-se no lugar do outro.

22 – Dê sem esperar algo em troca

Não ofereça algo esperando um favor em troca. Isso o tornará uma pessoa amarga. Seja genuíno em suas ações.

23 – Faça exercícios físicos

Essa a gente dá ainda mais valor depois dos 30. Vai por mim.

24 – Viajar pode ser fatal para o preconceito

“Eu viajo pra sujar a minha alma da cultura que não é minha. Eu viajo pra limpar meu preconceito“. (Lucas Morello)

Só assim podemos conhecer o outro verdadeiramente; só assim percebemos que estereótipos não passam de suposições, que o “outro” é como você, feito de carne e osso, que batalha, sofre, ama, tem sonhos.

25 – A vida não está nem aí para o seu planejamento

Você deve, sim, ter o mínimo de planejamento, mas tenha em mente que a vida não está nem aí para os seus planos – e tente não surtar caso as coisas não saiam da forma como você planejou.

26 – Abrace as suas vulnerabilidades

Assumir as suas vulnerabilidades é a melhor maneira de se autoconhecer e construir conexões genuínas com outras pessoas.

27 – Você não irá agradar a todos

Seja no trabalho, seja nas suas relações pessoais, nem sempre você agradará a todos. E tá tudo bem.

28 – Tenha uma rotina

O segredo da produtividade é simples: tenha uma rotina.

29 – Feito é melhor que perfeito

Quantos projetos você deixou para trás por causa do seu perfeccionismo? Pois é. Só vai.

30 – Seja um bom ouvinte

Todo mundo tem uma história para contar. Esteja disposto a ouvi-las.

31 – Aprenda a dizer ‘não’

Quando o jornalista Ricardo Boechat faleceu, um representante de uma editora contou que certa vez o convidou para escrever um livro e obteve a seguinte resposta:

“Agradeço, sinceramente, por seu interesse. Mas lhe asseguro, do fundo do coração, que a última ideia que me passa pela cabeça – aliás, nem passa! – é escrever um livro”.

Eu achei essa resposta tão sensacional que a salvei aqui e tenho usado com certa frequência para responder de forma negativa convites para situações que não me interessam.

32 – A idade é só um número

Acordei o mesmo de ontem. Um pouco mais cansado, talvez.

33 – Tem mais gente boa do que ruim no mundo

Essa eu aprendi na estrada. Em cada país novo que piso, em cada cidade nova que vivo, renovo minhas esperanças na humanidade. Tem muita gente boa por aí.


Receba meus textos por e-mail

Utilize seu e-mail pessoal no cadastro para receber semanalmente conteúdos exclusivos.

[activecampaign form=1]

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano