Blog

  • Home

Com mais de 850 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo 58 milhões deles no Brasil, o LinkedIn tornou-se uma das maiores plataformas de conteúdo na internet. Ou seja: foi-se o tempo em que o site era apenas um banco de currículos.

O LinkedIn além das fanfics
Dados fornecidos pelo próprio LinkedIn em dezembro de 2021.

Mais do que uma rede social, o LinkedIn funciona também como uma excelente oportunidade para quem está buscando visibilidade para sua marca pessoal ou negócio – especialmente em tempos de crise econômica.

No entanto, se você perguntar para qualquer pessoa que trabalha com marketing digital qual a melhor rede para focar seus esforços, certamente receberá algumas respostas como:

– Os anúncios no Facebook funcionam muito bem!

– Os stories do Instagram têm um ótimo retorno!

– Um canal no YouTube pode gerar ótimos resultados!

– O TikTok é a rede do momento!

De fato, todas as redes citadas têm um potencial incrível, mas, se você está querendo ganhar visibilidade dentro do mundo profissional e gerar novos negócios, eu te responderia que o LinkedIn é o melhor lugar para apostar as fichas. Existe um oceano azul de oportunidades na rede que vai muito além das rasas piscinas dos fanfiqueiros de plantão.

Quando deixei o mundo corporativo para investir no trabalho remoto e viver como nômade digital, na virada de 2016 para 2017, o LinkedIn foi meu principal aliado para conseguir freelas. O que fiz – e sigo fazendo – foi criar uma estratégia de produção de conteúdo e configurar o meu perfil para obter o máximo de visibilidade. Com a “máquina” rodando, os clientes começaram a vir atrás de mim – e não o contrário.

Quer ter a oportunidade de participar da maior pesquisa sobre Comportamento do Consumidor do LinkedIn do Brasil, receber os resultados com exclusividade e ainda concorrer a duas Alexas?

Tem muito conteúdo legal rolando no LinkedIn além das fanfics e dos posts romantizando o trabalho precário e a desigualdade social.

O LinkedIn é uma rede social profissional que detém, na atualidade, uma série de funções e ferramentas que ampliam a experiência do usuário. De início como uma rede social para usuários que buscavam um novo emprego, hoje a rede possibilita a produção de conteúdo em diversos formatos (textos, fotos e vídeos são os principais), aprendizagem de novas habilidades profissionais via LinkedIn Learning e até comercialização de produtos e serviços. 

Com o intenso crescimento do relacionamento das pessoas nas redes sociais, emergiram novos atores sociais/novos personagens/novos protagonistas com poder de influência na rede. Estes têm participação ativa produzindo conteúdos e oferecendo produtos e serviços – digitais ou não – para sua comunidade de seguidores. 

Estudos estimam que a Creator Economy terá um tamanho de mercado de aproximadamente US$ 104.2 bilhões em 2022. Isto significa que o ecossistema digital segue em amadurecimento e pode significar que o LinkedIn tem grande potencial de crescimento, tanto no número de usuários quanto nas possibilidades de realização de negócios nesta plataforma. 

Entretanto, são poucas as pesquisas relacionadas à redes sociais profissionais como o LinkedIn. E, ao que tudo indica, não existem pesquisas que se objetivam compreender como se é construída a relação entre usuários, influenciadores, rede e influência.

A Gombo Influência, Engajamento e Lançamento, em parceria com a Lumen Academy, consultoria de treinamento com foco em desenvolver pessoas para gerarem impacto em suas vidas, organizações e mundo, acaba de lançar a Pesquisa de Comportamento do Usuário no LinkedIn.

O objetivo principal da pesquisa é entender como as pessoas se relacionam com a maior rede social profissional do mundo.Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedInPara participar da pesquisa, bastar clicar aqui.

Ah, e como forma de agradecimento, a Gombo vai presentear dois respondentes – cada um com uma Alexa. Show de bola, né?

Leia também:

Trabalho remoto em empresas gringas: como encontrar vagas no LinkedIn e receber em moeda estrangeira;

Porque o LinkedIn é um oceano azul para bons produtores de conteúdo;

Como eu mudei completamente o rumo da minha carreira utilizando o LinkedIn.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano