Blog

  • Home

A foto que ilustra este artigo é uma provocação: não estoque papel higiênico. E fique em casa.

Um vírus altamente contagioso e mortal, a incredulidade dos governos em relação a ele, pessoas ensandecidas estocando suprimentos e a necessidade de isolamento social como tentativa de limitação das transmissões.

Parece roteiro de filme de ficção científica, mas o novo coronavírus (COVID-19) pegou todo mundo de surpresa, se tornou uma pandemia global e alterou nossas rotinas.

Do lado de cá, o de um brasileiro vivendo na Tailândia, o caos é ainda maior. Embora o país não esteja no top 20 das nações com mais casos de infecção por COVID-19 (quatro pessoas morreram até 24/03), vivo uma espécie de pesadelo portátil dividido entre as telas do computador e do celular.

Logo eu, que em meu último artigo dei dicas de produtividade para quem caiu de paraquedas no home office, estou com dificuldades de focar no trabalho, preso num espiral de notícias, preocupado com a minha situação na Ásia, a dos meus familiares no Brasil e a de amigos nômades espalhados pelo mundo.

O que tem me distraído nesse momento de incertezas são as iniciativas pra lá de criativas que profissionais das mais diversas áreas têm oferecido durante a quarentena. Separei três delas que podem servir de inspiração durante o confinamento.

1 – Ensaio fotográfico via Skype, por Rafael Fontana

Ensaio fotográfico via Skype, por Rafael Fontana
Ensaio fotográfico via Skype, por Rafael Fontana

O Rafa é um dos fotógrafos mais talentosos e criativos que conheço. Como trabalha diretamente com pessoas, achou uma maneira criativa pra passar o tempo: fotografar casais por videoconferência.

As fotos são prints do Skype e, como o próprio Rafa explica, “a qualidade das imagens é baixa, mas o que vale é a criatividade e a diversão”.

Ensaio fotográfico via Skype, por Rafael Fontana
Ensaio fotográfico via Skype, por Rafael Fontana

2 – Quarentena Fest, por Felipe Pacheco

Diferente do Lollapalooza, esse festival não será adiado. O Fê, criador do primeiro curso 100% dentro do Instagram do mundo, criou o Quarentena Fest –– conversas ao vivo, todos os dias às 20h, com profissionais de várias áreas falando sobre vários assuntos.

Confira abaixo o lineup dessa semana (23 – 30/03). As lives da semana anterior estão disponíveis no IG TV do perfil do Fê.

Quarentena Fest, por Felipe Pacheco
Quarentena Fest, por Felipe Pacheco

3 – Histórias para crianças, com Camila Genaro

A suspensão das aulas em creches e escolas tem sido adotada em todo o Brasil. A necessária e urgente medida, no entanto, trouxe uma pergunta aos pais brasileiros: o que fazer com os pequenos durante o período da quarentena?

A contadora de histórias Camila Genaro tem feito transmissões todos os dias ao vivo às 15h no seu Instagram. Uma iniciativa incrível que tem ajudado milhares de pais diariamente durante o período de isolamento social.

Histórias para crianças, com Camila Genaro
Histórias para crianças, com Camila Genaro

Criatividade em tempos de quarentena

Viu alguma outra iniciativa legal por aí?

Conta pra mim nos comentários porque perdi o foco novamente e o artigo vai encerrar por aqui mesmo.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano