Blog

  • Home

O LinkedIn está bombando. Já são mais de 675 milhões de usuários ao redor do mundo. No Brasil, o número de profissionais cadastrados na rede ultrapassa os 40 milhões. Gente pra caramba, né?

4 dicas simples para você ter mais engajamento no LinkedIn
Fonte: LinkedIn.

A rede, que começou como um banco de currículos, é hoje uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo. Mas, como se tornar um produtor de conteúdo relevante no meio de tanta gente?

Em dezembro de 2019 eu tive a oportunidade de participar do primeiro evento organizado pelo LinkedIn Brasil para celebrar seus Top Voices –– as vozes mais influentes da rede de acordo com o próprio LinkedIn (eu saí na lista de 2016 e hoje sou tipo ex-BBB hahaha).

Na ocasião, o Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para América Latina e Espanha, compartilhou algumas dicas muito interessantes sobre produção de conteúdo no LinkedIn.

Baseado nas dicas do Rafael e na minha experiência escrevendo na rede, separei 4 dicas super simples para você melhorar o seu engajamento no LinkedIn.

1 – Siga uma linha e uma agenda editorial

Não adianta atirar para todos os lados. É legal opinar sobre os assuntos do momento, mas foque em determinado nicho e seja a melhor pessoa da rede sobre o assunto que você escolheu falar.

Compartilhe as novidades do seu setor para se manter relevante e apresente sua visão e suas experiências. Isso fará com que as pessoas te enxerguem como uma autoridade na sua área.

Tenha uma agenda para falar sobre determinados temas e/ou para criar algum formato específico de conteúdo em um ou mais dias da semana. Eu, por exemplo, publico um artigo no LinkedIn toda terça-feira.

2 – Atenção aos horários de postagem

Essa é uma pergunta recorrente dos meus alunos e eu sempre respondo que “depende”. O ideal é você testar sua audiência. A minha, por exemplo, é formada por muitos profissionais autônomos que fazem seus próprios horários de expediente.

Porém, é consenso que, de modo geral e global, o LinkedIn tem mais engajamento em horário comercial –– 09h às 18h. Ao contrário de outras redes, muitos profissionais utilizam o LinkedIn durante seus expedientes, portanto, é algo que você deve se atentar.

4 dicas simples para você ter mais engajamento no LinkedIn
Fonte: Rock Content.

De terça à quinta-feira os usuários estão mais ativos. Nos finais de semana a rede dá uma morrida, mas, já vi alguns conteúdos publicados aos sábados ou domingos viralizarem –– eles são exceção, no entanto.

3 – Cuidado para não ‘canibalizar’ as suas postagens

O feed do LinkedIn funciona diferente das outras redes. Todas suas ações aparecem para as suas conexões. Por exemplo: se eu comentar o seu conteúdo, aparecerá no feed dos meus seguidores que “Matheus de Souza comentou tal publicação”.

Isso significa que, dentro da sua agenda editorial, você deve evitar comentar, curtir ou compartilhar conteúdos de terceiros nos dias em que publicar seus próprios conteúdos. A dica é tirar um ou dois dias da semana para interagir com conteúdos de outros profissionais.

Você também deve evitar publicar mais de um conteúdo no mesmo dia. Um vai matar o alcance do outro.

4 – Misture formatos

Outra pergunta recorrente é qual tipo de conteúdo criar –– post no feed, artigo ou vídeo.

Minha pergunta é: por que não os três? Explore os formatos oferecidos pela plataforma e tenha dias específicos na sua semana para publicar diferentes tipos de conteúdos.

Quer aprender mais sobre LinkedIn?

Criei um canal no Telegram chamado “Seja uma voz no LinkedIn“.

Semanalmente vou enviar dicas exclusivas e gratuitas por lá. Para entrar no canal, basta acessar este link ou procurar por “Seja uma voz no LinkedIn” diretamente no Telegram.

Sou um escritor que vive pelo mundo e conta histórias. Autor do livro "Nômade Digital". LinkedIn Top Voice (2016).