Blog

  • Home

Desde 2015, ano em que criei a minha primeira newsletter, leio por aí que este será o ano das newsletters!

O crescimento do Substack de 2021 para cá mostra que as previsões dos relatórios de tendências do mercado digital parecem finalmente ter acertado; 2023 deverá ser, enfim, o ano das newsletters – e que venha 2024!

Crescimento do Substack desde 2019.
Crescimento do Substack desde 2019.

De acordo com um estudo (em inglês) recém-divulgado pelo Reletter, atualmente há impressionantes 1,7 milhão de newsletters hospedadas somente no Substack e no LinkedIn (sem contar as ferramentas tradicionais de e-mail marketing); apenas 12% dessas newsletters, no entanto, estão ativas (ou seja, publicaram conteúdo novo nos últimos 45 dias).

Assim como acontece nas redes sociais, muitos produtores de conteúdo acabam desistindo das suas newsletters por imediatismo; os resultados demoram a aparecer e manter a constância quando este não é o seu trabalho principal e você precisa pagar os boletos não é fácil.

🎲 Dados para quem é de dados

O estudo do Reletter mostrou que:

  • Apenas 35% das newsletters chegam na 2ª edição;

  • Os autores de newsletters no LinkedIn são um pouco mais propensos a se destacar do que os do Substack;

  • O número de novas newsletters no Substack aumentou 23x desde 2019;

  • Publicar 21 edições ao longo de 5 meses aumenta as suas chances de sucesso.

🚀 Você só precisa de 1.000 fãs verdadeiros

Muitos autores de newsletters estabelecem como objetivo inicial chegar aos primeiros 1.000 assinantes – e aí ver o que acontece.

De acordo com o estudo do Reletter, o número médio de edições das newsletters que atingiram esse marco é 21 – considerando uma newsletter com periodicidade semanal a média seria cinco meses.

Os números também mostram, no entanto, que apenas 5% das newsletters chegam a 21 edições, ou seja, a grande maioria não consegue manter a constância.

👨‍💻 Os meus números em 11 meses no Substack

Em outubro de 2022 lancei um novo projeto: a newsletter Passageiro.

Minha primeira newsletter foi lançada em 2015 e os e-mails sempre foram parte importante do meu negócio como produtor de conteúdo.

Há tempos eu vinha acompanhando o hype em torno do Substack, mas não queria apenas levar a newsletter antiga para a plataforma; eu queria começar um projeto do zero; eu entraria no Substack apenas quando (e se) fizesse sentido, não por causa do hype.

Quando minha esposa e eu nos mudamos por 3 meses para uma cidadezinha na costa da Toscana (ela estava no meio do processo de obtenção da cidadania italiana), enxerguei uma oportunidade de explorar o Substack: uma newsletter em que eu compartilharia o processo de escrita do meu novo livro tendo como pano de fundo a experiência nessa cidadezinha.

Bom, eu ainda não finalizei o livro, minha esposa tornou-se cidadã italiana, nos mudamos para Paris e a newsletter virou outra coisa; e na próxima sexta-feira chegará em sua 47ª edição; ou seja, 47 semanas seguidas no ar – quase um ano.

Os planos iniciais podem ter mudado, mas de outubro de 2022 até agora eu não furei uma semana sequer; teve edições da newsletter até nas vésperas do Natal e do Ano Novo. Constância.

💰 Ganhando dinheiro com a newsletter

O objetivo inicial da newsletter Passageiro era criar um hype em torno do meu novo livro, porém, mais do que isso, percebi que, ainda que sem querer, eu estava criando uma comunidade de pessoas com gostos e profissões semelhantes.

Havia uma oportunidade de monetização ali que ia além do livro.

Quando iniciei esse projeto, quis fazer a coisa realmente do zero, de modo que não importei listas de e-mail de iniciativas do passado. Hoje, 12 de setembro de 2023, a newsletter conta com exatos 5.854 inscritos; sendo 64 pagantes.

Pois é, 64 pagantes.

O Clube Passageiro, a comunidade derivada da minha newsletter, é uma turma que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração. Também temos um grupo secreto no Telegram. E tudo começou com conteúdo gratuito em uma newsletter.

Como vocês viram no dashboard acima, desde abril de 2023, quando monetizei a newsletter, ganhei exatamente R$ 4.825,99, sendo que tenho uma recorrência de R$ 593,46 – números ainda tímidos se comparados aos autores que estão bombando nos Estados Unidos com seis dígitos por ano, porém, eu sempre penso no longo prazo: o único jeito de aumentar o número de assinantes pagos é aumentando a base de assinantes gratuitos; e aumentando a base eu também consigo fechar publis e parcerias.

E como fazer tudo isso?

Constância.

Não furando uma semana sequer; mesmo quando não estou inspirado, mesmo quando não estou satisfeito com o resultado da edição.

Este é o segredo para criar uma newsletter de sucesso.


Desbloqueie seu processo criativo e rompa bloqueios mentais!

Com ênfase em não-ficção e uma metodologia voltada para desenvolver o processo criativo e romper bloqueios mentais, meu curso online de Escrita Criativa utiliza técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Saiba mais e inscreva-se neste link.

Assine a newsletter Passageiro

Os envios são semanais, sempre às sextas-feiras.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano