Blog

  • Home

A leitura é essencial se você deseja ter sucesso nos negócios.

Ou melhor: a leitura de bons livros é essencial para ter sucesso nos negócios.

Qualquer que seja o tipo de negócio em que você atua, qualquer que seja o foco da sua carreira, o conhecimento que você obtém nos livros será um alicerce para você errar menos e acertar mais.

Foi pensando nisso que listei, em ordem alfabética, 10 livros que certamente irão despertar ideias e pensamentos criativos em profissionais que querem aprender mais sobre temas como marketing, inovação e empreendedorismo digital.

1. Carreiras exponenciais: torne-se o protagonista da sua própria jornada profissional e multiplique suas oportunidades na Era digital, por Eberson Terra

10 livros para quem quer alavancar a carreira ainda em 2023

A pandemia alterou para sempre o mundo corporativo, desafiando ainda mais quem busca ser protagonista da própria jornada. De forma prática, Carreiras Exponenciais chega como um poderoso guia para ajudar a repensar, mapear e planejar cada passo do seu caminho profissional.
Este livro apresenta uma nova forma de enxergar e desenvolver habilidades fundamentais para quem busca ascensão em um mundo cada vez mais plural e menos linear. Em qualquer ramo que decida atuar, viver exponencialmente na Era Digital demandará um novo conjunto de competências, reveladas pelo autor ao longo de seis dimensões que se unem em torno do bem mais precioso para qualquer ser humano: sua trajetória de vida.

 

2. Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, por Simon Sinek

10 livros para quem quer alavancar a carreira ainda em 2023

Por que as empresas inovadoras são inovadoras? Por que a Apple revolucionou o mercado de telefonia com o iPhone sendo que outras empresas já inseridas no setor também eram bem qualificadas e tinham mais recursos?

Em Comece pelo porquê, Simon Sinek apresenta o conceito do Círculo Dourado. Para o autor, nosso trabalho pode ser dividido em três partes: “o quê?”, “como?” e “por quê?”. Segundo ele, muitas pessoas sabem “o quê” fazem, algumas sabem “como” fazem, mas poucas, no entanto, sabem o “porquê” que está por trás de suas motivações.

Sinek utiliza como exemplo histórias fascinantes de personalidades como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright para mostrar que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um projeto, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro porquê por trás de cada iniciativa.

3. Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares, por Sophia Amoruso

"Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares", por Sophia Amoruso

O livro (que, aliás, inspirou a série da Netflix de mesmo nome) mostra a trajetória de Sophia Amoruso, que passou a adolescência viajando de carona, cometendo pequenos delitos e revirando caçambas de lixo, mas que poucos anos depois criou a Nasty Gal, loja virtual de roupas que chegou a ser avaliada em mais de 100 milhões de dólares.

Além da história de sua fundadora, Girlboss traz diversos ensinamentos para quem deseja empreender na internet e prova que o sucesso não tem nada a ver com popularidade, mas sim com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição.

4. Hit makers: como nascem as tendências, por Derek Thompson

10 livros para quem quer alavancar a carreira ainda em 2023

Hit makers é um livro sobre como nascem as tendências e conteúdos virais que vemos por aí. Numa era em que os produtores de conteúdo estão disputando incessantemente atenção de suas audiências na internet, a leitura do livro é obrigatória para quem quer criar uma presença importante nas redes sociais e no e-commerce.

Segundo o autor, na hora de criar um conteúdo o foco tem que estar na busca por algo que seja familiar. Ou seja: é necessário pensar em ideias que já tenham passado pela cabeça de seus públicos, mas que nunca tenham sido externalizadas por eles.

É por isso que quando alguém compartilha uma experiência mais pessoal no LinkedIn e esse conteúdo viraliza, por exemplo, conseguimos perceber um padrão nos comentários da publicação: algo como “parece que este texto foi escrito pra mim”. Thompson mostra que isso acontece porque uma ideia familiar é mais simples de ser processada.

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck

"Mindset: a nova psicologia do sucesso", por Carol S. Dweck

Se você utiliza o LinkedIn, já deve ter lido o famoso termo “mindset“.

Pois bem, Carol S. Dweck é a “culpada”: em 2006, a professora de psicologia da Universidade de Stanford publicou o livro Mindset, que deixaria o termo famoso.

A obra explora, através de pesquisas científicas focadas em motivação, personalidade e desenvolvimento, como nossas mentalidades individuais influenciam as decisões que tomamos.

A autora divide essas mentalidades em duas: fixa e de crescimento. Para ela, as pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma “cota” de inteligência que não irá mudar. Já as pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem, e que o caminho do sucesso é o resultado de muito trabalho intenso e esforço.

6. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, por Darren Bridger

"Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores", por Darren Bridger

Como destacar o seu produto ou serviço em meio a tantas ofertas?

É isso que Darren Bridger ensina em Neuromarketing, obra que conta com uma série de dicas valiosas para profissionais de marketing. O autor utiliza dados colhidos ao longo da sua vida profissional para mostrar como a neurociência e o marketing podem ser ótimos aliados no mundo do empreendedorismo.

Com as pessoas sendo bombardeadas por estímulos todos os dias, Bridger mostra como pequenas escolhas aliadas ao design podem fazer uma enorme diferença no resultado das campanhas de marketing.

7. Nômade digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser, por Matheus de Souza

"Nômade digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser", por Matheus de Souza

O trabalho remoto veio para ficar.

Mas, que tal viajar o mundo enquanto você trabalha de forma remota? É o que eu (sim, estou citando meu próprio livro) ensino em Nômade Digital.

No livro, você irá aprender formas de ganhar dinheiro na internet, monetizar seu trabalho e viajar pelo mundo enquanto carrega seu escritório na mochila. Além de mostrar a minha trajetória, entrevistei nômades de diferentes perfis para entender suas motivações e rotinas – tem nômade que viaja sozinho, casais nômades com ou sem filhos e até uma nômade que viaja com seus cachorrinhos.

8. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, por Austin Kleon

"Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade", por Austin Kleon

Um livro de cabeceira, para ser consultado de tempos em tempos. É assim que enxergo o maravilhoso Roube como um artista, de Austin Kleon, obra fundamental para profissionais que desempenham qualquer tipo de trabalho criativo.

O autor explica que “roubar” criativamente não envolve, literalmente, copiar, mas sim reinterpretar. Para Kleon quase nada é original – e, em vez de lutar contra, você deve é tirar vantagem desse fato.

Copiar o trabalho de outra pessoa é considerado plágio (e inclusive é crime), mas a partir do momento em que você é influenciado por diferentes profissionais e combina aquilo que mais gosta em seus trabalhos, pode criar algo completamente novo e inovador.

9. Sabático: o poder da pausa, por Iara Vilela e Eberson Terra

Sabático: o poder da pausa, por Iara Vilela e Eberson Terra

A Grande Resignação, fenômeno que levou milhares de profissionais a pedirem demissão, acendeu um sinal de alerta no mercado de trabalho: ninguém está mais disposto a arriscar a própria saúde mental por um emprego. O caminho que muitos escolhem é pausar a vida profissional por um tempo para viver outras experiências, que não cabem em uma rotina frenética e sem sentido.

10. Seja egoísta com sua carreira, por Luciano Santos

Seja egoísta com sua carreira: Descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais

Não é segredo que o mundo corporativo pode ser hostil e competitivo. Por vezes, ficamos sabendo de conhecidos que por trabalharem em excesso, liderados por chefes ruins, apáticos com tarefas com as quais não se identificam e, ainda, estressados por não terem mais tempo para a família ou amigos, chegam à exaustão e ao burnout. Se você está passando por algo assim, saiba que não está sozinho.

Muitas vezes, a causa dessa infelicidade está ligada ao modo como conduzimos – ou deixamos de conduzir – nossa carreira, e é por isso que precisamos assumir o protagonismo da nossa vida profissional. Buscando solucionar esse problema e guiar o leitor nesta jornada, Luciano Santos propõe que pensemos em nós mesmos em primeiro lugar.

Em Seja egoísta com sua carreira, você perceberá que tomar essa atitude significa priorizar as suas necessidades, seus anseios e tudo que o faz feliz! Assumir o controle da sua vida profissional é um passo para uma jornada desafiadora e, por vezes, desconfortável, mas, certamente, os resultados serão tão surpreendentes quanto as perspectivas que se abrirão para você.

Os benefícios da leitura

O filósofo Confúcio disse certa vez de que “não há como abrir um livro sem aprender alguma coisa”.

Por mais que uma ou outra lição contida em alguma dessas obras não faça sentido para você, um parágrafo ou capítulo pode mudar os rumos da sua vida – foi o que aconteceu comigo ao ler Roube como um artista, por exemplo; meu livro Nômade digital só existe por causa dele.

Listas nunca são unânimes. Sempre que as fazemos acabamos deixando muita coisa boa de fora, mas tenho certeza que você pode aprender muito com as obras listadas aqui.

Agora, eu quero saber de você: tem algum livro que você leu recentemente que te transformou num profissional melhor? Deixa um comentário aqui embaixo contando a sua história!


Desbloqueie seu processo criativo e rompa bloqueios mentais!

Com ênfase em não-ficção e uma metodologia voltada para desenvolver o processo criativo e romper bloqueios mentais, meu curso online de Escrita Criativa utiliza técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Saiba mais e inscreva-se neste link.

Assine a newsletter Passageiro

Os envios são semanais, sempre às sextas-feiras.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano