Blog

  • Home

Ah, a Black Friday!

Ela mal chegou e as ofertas já estão pipocando por toda a internet. Esse é um momento excelente para você aumentar o seu faturamento –– principalmente se vende online.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2018 a Black Friday movimentou R$ 3,44 bilhões no Brasil somente nas lojas virtuais.

Desde 2017 aproveito essa época do ano para aumentar minhas vendas online. Em 2018 meu faturamento apenas com o curso online de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn foi de pouco mais de R$ 35 mil durante o período da Black Friday. Em 2019, com mais dois cursos online em meu catálogo e uma audiência ainda maior, a expectativa é quadruplicar este valor.

Faturamento do curso online de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn durante a Black Friday de 2018.
Faturamento do curso online de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn durante a Black Friday de 2018.

Neste artigo apresento algumas sugestões baseadas na minha experiência com vendas online na Black Friday. Quem sabe você consiga adaptá-las para a sua realidade!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha de vendas que surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o Feriado de Ação de Graças.

Inicialmente a data ficou conhecida devido aos grandes descontos oferecidos pelo varejo. No entanto, logo ela também foi incorporada por outros segmentos de mercado.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 e desde então tem sido amplamente adotada pelos e-commerces.

Agora, vamos para a parte prática! Como aproveitar a Black Friday para bombar suas vendas online?

1 – Ofereça um grande desconto e trabalhe a escassez

O grande lance na Black Friday é oferecer um desconto que seja imperdível para a sua audiência. Não tenha medo de colocar o preço lá embaixo –– você vai faturar em cima da quantidade.

Todos os anos eu ofereço 50% de desconto nos meus cursos online durante 24h. No primeiro ano fiquei receoso: mas, e quem comprou durante o ano com o preço cheio? Será que vão ficar chateados? Bobagem.

Assim que publiquei minha promoção pela primeira vez, vários alunos comentaram na publicação elogiando o conteúdo do curso e recomendando-o para os interessados. As pessoas estão acostumadas com promoções. O mercado funciona assim e nas vendas online não seria diferente.

Por que apenas por 24h? Escassez. Neste caso, escassez da escassez. A Black Friday trabalha com o famoso gatilho mental da escassez. Quando você reduz isso para um período ainda menor, o comprador se vê “obrigado” a aproveitar a promoção. Ou vai dizer que você nunca comprou algo por impulso para aproveitar um desconto?

2 – Crie pacotes

Outra boa opção para vender mais durante a Black Friday é oferecer pacotes.

Na compra destes dois produtos, ganhe este“.

Na compra deste produto, ganhe 50% de desconto neste outro“.

É uma ótima opção para quem vende mais de um produto na internet.

3 – Entregue serviços ou produtos bônus

Se você não se sente confortável para oferecer descontos, uma forma de gerar uma oferta atraente durante a Black Friday é oferecer algum serviço ou produto adicional como forma de bônus.

Exemplos:

– Uma consultoria de 1h pelo Skype;

– Acesso à algum grupo privado;

– Um e-book com dicas da sua área;

– Um mini-curso.

Oferecer serviços ou produtos bônus é uma forma de incentivar o seu público a comprar sua oferta. A chave aqui é mostrar o valor real (e financeiro) que seus clientes terão ao adquirir os bônus.

4 – Venda um produto que ainda não existe

A Black Friday oferece a melhor oportunidade para você ofertar em pré-venda um produto que você está desenvolvendo, mas ainda não está pronto.

Ofereça um bom desconto para quem comprar o seu produto durante a pré-venda e deixe seus compradores cientes de que ele será entregue de acordo com o cronograma divulgado.

Essa também é uma ótima oportunidade para você validar uma ideia. Sabe aquele curso online que você acredita ter demanda, mas ainda está receoso em lançar? Meça a febre do mercado através de uma pré-venda.

5 – Crie campanhas para públicos específicos

Sabe aquele lead que há uns meses fez o download do seu e-book, mas não comprou seu produto divulgado logo depois? Ofereça um desconto só pra esse público –– sem divulgar em suas redes sociais.

Crie campanhas de e-mail marketing direcionadas para quem já demonstrou interesse no seu conteúdo, mas ainda não realizou a compra. Um desconto especial é sempre um ótimo incentivo!

Uma campanha do tipo pode atingir o seu público-alvo na mosca! Vale a pena testar esse formato e comprovar se ele traz resultados significativos para o seu negócio.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano