Blog

  • Home

A escrita criativa é qualquer forma de texto escrito com… criatividade. O objetivo é expressar algo –– sentimentos, pensamentos ou emoções. Embora esteja geralmente atrelada ao universo literário, a escrita criativa não é algo apenas para artistas.

Veja o exemplo dos artigos escritos por profissionais no LinkedIn. Em vez de apenas dar informações sobre determinado assunto, estes produtores de conteúdo utilizam seus textos para entreter ou educar outros profissionais, para compartilhar suas experiências ou para conscientizar outras pessoas sobre determinadas causas –– o tal do marketing de conteúdo.

Se você prestar atenção nos textos que se destacam na rede, perceberá que eles fogem de jargões técnicos, normas da ABNT ou vocabulário de telemarketing. Isso não acontece por acaso: eles foram escritos com criatividade. Por isso e pela familiaridade do assunto que viralizam.

A escrita criativa no trabalho

Quando falamos em escrita criativa dentro do mercado de trabalho, logo associamos seu uso aos profissionais de marketing ou publicitários. Porém, ela pode e deve ser usada em qualquer segmento.

Advogados que querem fugir dos termos jurídicos, psicólogos que pretendem conscientizar as pessoas sobre determinado assunto, donos de restaurantes que buscam criar menus atrativos e até mesmo contadores que precisam enviar e-mails técnicos para seus clientes.

E falando em e-mails, todos os dias recebo uma quantidade absurda de e-mails sem vida.

Mensagens que parecem ter sido escritas por robôs. Solicitações de orçamento, propostas comerciais, pedidos de emprego ou aconselhamento profissional, não importa o assunto, mas meus olhos doem ao observar a falta de criatividade destes profissionais que perderam sua criança interior.

A criança adormecida em cada um de nós

A criança adormecida em cada um de nós
Foto: Unsplash.

Apesar do tom, eu não culpo os profissionais citados acima pela falta de criatividade. Em algum momento entre o fim da adolescência e o início da vida adulta começamos a ser podados.

A redação do ENEM, os envios de currículos, as normas da ABNT. Caixas. Padrões. É aí que nossa criatividade vai sumindo aos poucos. Não que ela tenha sumido completamente, mas está adormecida dentro de cada um de nós por falta de estímulos.

Com as crianças é diferente. Elas podem ser quem elas quiserem. Não é à toa que são muito criativas. Enxergam o mundo com um olhar diferente, o olhar de quem ainda não viu tudo. Não são adultos chatos como a gente. Tudo é possível em suas cabecinhas.

Crianças são criativas porque a imaginação está livre. Elas não estão dentro de caixas ou padrões. Isso as impede de passar por bloqueios criativos.

Por isso quando ouço alguém falar que “não é criativo” ou “não tem inspiração”, falo para resgatar sua criança interior, deixar a mente livre e brincar com as ideias, pensar em todas as possibilidades. Esses estímulos certamente lhe tirarão da sua caixa e o farão questionar seus padrões.

Desbloqueando os medos e a criatividade

Escrever é algo intimidador para muitas pessoas. Junte os bloqueios impostos pela sociedade com o medo de ser julgado por terceiros e temos uma geração inteira de profissionais inseguros.

Falo disso com propriedade porque por muito tempo fiz parte deste grupo. Não pense que nasci escrevendo. A escrita entrou relativamente tarde na minha vida –– através de um blog seis anos atrás onde eu mantinha a caixa de comentários fechada com medo da opinião dos leitores.

Seis anos depois, contei essa história num palco em Lisboa durante uma palestra sobre produção de conteúdo. A escrita, aquela criativa, que me levou até lá.

Agora, com base no feedback de leitores que gostariam de escrever melhor, desenvolvi uma metodologia focada em não-ficção para desenvolver o processo criativo e romper bloqueios mentais.

Ela está sendo lançada de forma oficial hoje, em formato de pré-venda, através do curso online Redação e Escrita Criativa. No curso utilizo técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Curso online de Redação e Escrita Criativa 

Você pode conferir o conteúdo e se inscrever neste link. O curso estará em pré-venda até o dia 27 de maio de 2019. Até essa data você pode comprá-lo com 30% de desconto – de R$ 390,00 por R$ 273,00. Basta utilizar o cupom PREVENDA quando realizar sua inscrição – assim mesmo em letras maiúsculas.

PS: As aulas do primeiro módulo serão liberadas dia 14 de junho de 2019. Porém, não esqueça que a partir do dia 28 de maio o curso estará 30% mais caro, portanto, é a sua chance de aproveitar este belo desconto.

PPS: Se você já é alun@ do curso online de Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn, tem direito à 50% de desconto. Confira as instruções em nosso grupo no Facebook ou me escreva no eu@matheusdesouza.com para garantir seu cupom.

Sou um escritor que vive pelo mundo e conta histórias, autor de "Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser" (Autêntica Business, 2019). Escrevo para tornar a vida e o trabalho das pessoas mais leves.