Blog

  • Home

A escrita criativa é qualquer forma de texto escrito com… criatividade. O objetivo é expressar algo – sentimentos, pensamentos ou emoções. Embora esteja geralmente atrelada ao universo literário, a escrita criativa não é algo apenas para artistas.

Veja o exemplo dos artigos escritos por profissionais no LinkedIn. Em vez de apenas dar informações sobre determinado assunto, estes produtores de conteúdo utilizam seus textos para entreter ou educar outros profissionais, para compartilhar suas experiências ou para conscientizar outras pessoas sobre determinadas causas – o tal do marketing de conteúdo.

Se você prestar atenção nos textos que se destacam na rede, perceberá que eles fogem de jargões técnicos, normas da ABNT ou vocabulário de telemarketing. Isso não acontece por acaso: eles foram escritos com criatividade. Por isso e pela familiaridade do assunto que viralizam.

A escrita criativa no trabalho

Quando falamos em escrita criativa dentro do mercado de trabalho, logo associamos seu uso aos profissionais de marketing ou publicitários. Porém, ela pode e deve ser usada em qualquer segmento.

Advogados que querem fugir dos termos jurídicos, psicólogos que pretendem conscientizar as pessoas sobre determinado assunto, donos de restaurantes que buscam criar menus atrativos e até mesmo contadores que precisam enviar e-mails técnicos para seus clientes.

E falando em e-mails, todos os dias recebo uma quantidade absurda de e-mails sem vida.

Mensagens que parecem ter sido escritas por robôs. Solicitações de orçamento, propostas comerciais, pedidos de emprego ou aconselhamento profissional, não importa o assunto, mas meus olhos doem ao observar a falta de criatividade destes profissionais que perderam sua criança interior.

A criança adormecida em cada um de nós

A criança adormecida em cada um de nós
Foto: Unsplash.

Apesar do tom, eu não culpo os profissionais citados acima pela falta de criatividade. Em algum momento entre o fim da adolescência e o início da vida adulta começamos a ser podados.

A redação do ENEM, os envios de currículos, as normas da ABNT. Caixas. Padrões. É aí que nossa criatividade vai sumindo aos poucos. Não que ela tenha sumido completamente, mas está adormecida dentro de cada um de nós por falta de estímulos.

Com as crianças é diferente. Elas podem ser quem elas quiserem. Não é à toa que são muito criativas. Enxergam o mundo com um olhar diferente, o olhar de quem ainda não viu tudo. Não são adultos chatos como a gente. Tudo é possível em suas cabecinhas.

Crianças são criativas porque a imaginação está livre. Elas não estão dentro de caixas ou padrões. Isso as impede de passar por bloqueios criativos.

Por isso quando ouço alguém falar que “não é criativo” ou “não tem inspiração”, falo para resgatar sua criança interior, deixar a mente livre e brincar com as ideias, pensar em todas as possibilidades. Esses estímulos certamente lhe tirarão da sua caixa e o farão questionar seus padrões.

Desbloqueie seu processo criativo e rompa bloqueios mentais!

Com ênfase em não-ficção e uma metodologia voltada para desenvolver o processo criativo e romper bloqueios mentais, meu curso online de Escrita Criativa utiliza técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária para que todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, possam criar textos criativos e autênticos em qualquer plataforma.

Saiba mais e inscreva-se neste link.


E aí, gostou das dicas?

Ah, e se gostou desse post e quer salvá-lo ou compartilhar com mais gente, salva a imagem abaixo no seu mural no Pinterest. Ainda não me segue por lá? Só clicar aqui.

Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar profissionalmente

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano