O mundo vive um momento curioso no que diz respeito a forma como consumimos conteúdo – seja ele por texto, áudio ou vídeo. Se por um lado nunca tivemos tanta informação disponível, por outro, está incrivelmente difícil acompanhar o que acontece ao redor do globo.

E não pense que falo de “correria”. O problema, na minha opinião, é que há muito conteúdo para poucos curadores. As redes sociais que, em tese, fariam esse papel, cada vez nos entregam menos conteúdos em nossas timelines devido suas repetidas mudanças nos algoritmos.

Eis que um velho conhecido, amado por uns e odiado por outros, ressurge cada vez com mais força: o e-mail marketing. Através de newsletters, ou boletins informativos, se preferir, conseguimos consumir conteúdos curados de acordo com nossos interesses e com uma porcentagem maior de certeza de que os mesmos serão entregues para nós – sim, pode rolar de o e-mail ir para o spam ou ser bloqueado pelo servidor, mas não se compara com a porcentagem de entrega das redes sociais.

Além disso, se para o leitor isso é ótimo, para as marcas e produtores de conteúdo essa é uma ótima maneira de se fazer presente no dia a dia dos seus públicos. Isso, claro, se você tiver uma estratégia por trás que realmente entregue valor para estes caras – nada de entupir a caixa de entrada dos seus leitores com spam, hein?

>> Confira as melhores práticas para você construir (e manter!) uma lista de e-mails.

Feita essa introdução, no artigo de hoje listo 9 newsletters que, na minha opinião, você deveria assinar.

Lembrando, claro, que essa é a minha lista. Ou seja, são newsletters que eu assino e que eu gosto. Se o seu boletim informativo favorito não aparece aqui, talvez eu não o conheça – ou então não goste do conteúdo, acontece. Por isso, ao contrário de “faltou essa” ou “faltou aquela”, recomendações são sempre bem-vindas.

Vamos lá?

1 – Meio

Por que assinar?

Principal referência do país na área, o Meio é uma newsletter que sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail. A leitura, segundo os próprios, demora menos de oito minutos.

Todas as notícias essenciais para você começar o dia estão ali, concisas. De política ao que estreia na Netflix.

Onde assinar?

Aqui.

2 – Nexo Jornal

Por que assinar?

Assim como o Meio, a “a_nexo”, newsletter do Nexo, lembra os jornais tradicionais. Um compilado de notícias fresquinhas toda manhã para você começar o seu dia.

Além de apresentar um resumo de cada notícia em destaque, a newsletter do Nexo é dividida em categorias, o que facilita muito a leitura.

Onde assinar?

Aqui.

3 – be freela

Por que assinar?

O be freela é um blog sobre carreira freelancer e nomadismo digital. Criado por Matheus de Souza (não sei porque estou escrevendo na terceira pessoa, mas ok) e Laís Schulz (minha esposa), por lá você encontra tudo que envolve esses dois universos.

De dicas práticas para você conseguir freelas até roteiros de viagem, o objetivo do blog é mostrar a verdade nua e crua por trás do fetichismo de se viajar o mundo enquanto se trabalha.

A newsletter deve estrear em agosto e será quinzenal, mas se você tem interesse nos temas descritos, deveria se inscrever agora.

Onde assinar?

Aqui.

4 – Austin Kleon (em inglês)

Por que assinar?

O autor de Roube como um Artista envia toda sexta-feira 10 coisas que ele acha que vale a pena compartilhar. A curadoria de Austin  Kleon é sempre muito interessante. Seu olhar é incrível e você certamente não se arrependerá de assinar.

Onde assinar?

Aqui.

5 – Medium (em inglês e português)

Por que assinar?

O Medium é uma das plataformas de conteúdo mais incríveis da internet (me siga por lá!). Seja em inglês ou português, há artigos incríveis sendo escritos diariamente pela comunidade.

O que pouca gente sabe é que você pode configurar o recebimento de artigos por e-mail (diários ou semanais) de acordo com suas áreas de preferência.

Onde assinar?

Aqui. É necessário ter um perfil na plataforma. Na opção “E-mail digest”, escolha “Daily” para diário ou “Weekly” para semanal.

6 – Chicken or Pasta?

Por que assinar?

É difícil categorizar o Chicken or Pasta?. Uma equipe incrível de colaboradores escreve de forma não-pasteurizada sobre temas como gastronomia, arte, esportes, cultura ou viagens. Eu diria que é um blog sobre o cotidiano. Leituras leves e desconstruídas para começar bem o dia.

Onde assinar?

Aqui.

7 – Comunidade Rock Content

Por que assinar?

Não é porque sou colunista por lá, mas o blog da comunidade de freelancers da Rock Content é fonte essencial de informação para quem se interessa por produção de conteúdo, marketing e carreira freelancer.

O problema (bom problema, diga-se de passagem) é: eles produzem muitos conteúdos diariamente! Fica quase impossível conseguir acompanhar tudo. Por isso, assinar a newsletter do blog é a melhor maneira de receber os conteúdos em primeira mão diretamente na sua caixa de entrada.

Onde assinar?

Aqui.

8 – ALT+TAB

Por que assinar?

ALT+TAB é a newsletter do polêmico @startupdareal. Polêmico justamente por ter coragem de falar a real sobre o mundo das startups. Às vezes ele (ou ela) pega pesado, mas, geralmente, suas reflexões são muito lúcidas.

Toda sexta-feira um e-mail é enviado com, segundo o(a) próprio(a), “os bastidores do teatro empreendedor”.

Onde assinar?

Aqui.

9 – Matheus de Souza

Por que assinar?

Bom, para encerrar a lista, a newsletter deste que vos escreve, claro. Eu escrevo semanalmente no meu blog, no LinkedIn, no Medium, no be freela e em portais onde sou colunista (ufa!). Mesmo que você goste do meu trabalho, sei que não é fácil acompanhar toda minha produção de conteúdo.

Por isso, toda sexta-feira pela manhã eu reúno num e-mail todos os links de textos que produzi naquela semana – além de outros links legais de textos ou vídeos que achei interessantes.

Onde assinar?

Aqui.

Artigos relacionados:

Nômade digital que escreve e empreende. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Cofundador do be freela. Você também pode ler meus conteúdos no HuffPost, no Transformação Digital e na Comunidade Rock Content.