Se você olhar para a internet de dez anos atrás, lembrará que apenas as grandes empresas — e olhe lá — investiam tempo e dinheiro na criação de conteúdo. Em 2016 todo mundo está fazendo isso.

Por que?

Dá resultado.

Com o passar do tempo, a indústria dos blogs mudou drasticamente. Marcas e empresas, sejam grandes ou pequenas, estão percebendo que o blog não é apenas uma maneira de compartilhar opiniões, ideias e pensamentos, mas é essencial para fortalecer uma marca e desenvolver uma base de fãs leais.

Um blog bem escrito é uma estratégia de marketing que utiliza o conteúdo para aumentar a visibilidade de um negócio. É uma ferramenta de baixo custo que cria oportunidades para que sua marca seja encontrada pelas pessoas certas, gerando novos leads e clientes para o seu negócio.

Continue lendo e veja abaixo os resultados incríveis que você pode gerar através da criação de conteúdo.

Melhore suas taxas de conversão

Um blog ativo envia sinais de que seu negócio está prosperando. Para os empreendedores que querem permanecer no centro das atenções, seus blogs devem ser atualizados regularmente, caso contrário, é melhor nem começar.

Conteúdo de qualidade ajuda a construir fidelidade à uma marca, aumentando ainda mais suas taxas de conversão. A maneira mais fácil de definir o ROI é analisando o número total de visitantes únicos do blog que foram convertidos em leads ou vendas. Baixas conversões significam uma série de problemas, tais como ofertas pouco atraentes ou mesmo sites mal projetados.

Aumente seus leads

É sabido que empresas que possuem entre 401-1000 páginas de conteúdo geram até 6x mais leads do que aquelas que tem entre 51-100. Em outras palavras, quanto mais você publica, mais leads irá gerar. Isso significa mais pedidos de orçamento e, automaticamente, mais conversões e vendas.

Aumente seu tráfego orgânico

Para ficar bem colocado no Google você não precisa necessariamente pagar por isso. E aí entra o SEO. Fazendo uma analogia, o blog é como uma pescaria. Quanto mais ganchos você tem na água, mais chances de fisgar um peixe terá. Agora a pergunta é: como dirigir o tráfego para o seu site? Através de uma combinação de blog, motores de busca e mídias sociais. Como dizem por aí, conteúdo é rei, então quanto mais conteúdo de qualidade você gerar, mais páginas serão indexadas nos motores de busca.

Cada novo texto é como um novo gancho na água.

Quanto mais posts de blogs você tem, mais chance terá de classificar várias palavras-chave. Para medir o tráfego do site é importante ter um controle do número de visitantes únicos e distintos que seu site recebe semanalmente e mensalmente.

Saber quantos visitantes chegaram até seu site através de determinada busca de palavras-chave e frases pode fornecer insights sobre quais termos você deve concentrar suas campanhas de marketing digital. Por exemplo, se seu negócio é um consultório odontológico e alguém encontrou seu site pesquisando no Google sobre aparelhos dentários, você deveria escrever sobre os benefícios proporcionados por ele.

Construa uma autoridade

Se você pretende estabelecer o seu negócio ou sua marca como um perito em seu campo, confie em mim, não há maneira melhor do que com um blog. É uma ótima oportunidade para compartilhar informações importantes sobre seu segmento e mostrar que você entende do assunto.

Uma vez que a autoridade é construída em seu nicho, você será lembrado por clientes potenciais quando os mesmos precisarem de um produto ou serviço que ofereça, aumentando as taxas de conversão.

Bombe nas mídias sociais

Mídias sociais podem ser uma ferramenta muito útil para a obtenção de visitantes e tráfego para o seu site, no entanto, às vezes é difícil manter uma presença ativa se você não produz conteúdo próprio e de qualidade. Ninguém vai seguir sua página apenas para visualizar propaganda.

A coisa toda ganha enormes proporções quando o conteúdo do blog é compartilhado com seus seguidores, o que ajuda na ampliação do alcance de seu conteúdo muito além dos fãs da sua marca. Pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio podem chegar no seu site através de um link compartilhado numa rede social por algum seguidor seu.

Conclusão

Blogs são muito mais do que uma maneira simples de compartilhar ideias. Esta estratégia de marketing permite que você se conecte com seu público-alvo de uma forma que as empresas nunca foram capazes de fazer no passado.

Ao fornecer seus próprios pensamentos, idéias e pontos de vista, você naturalmente cresce o seu tráfego de busca, a lealdade do cliente, as taxas de conversão e, finalmente, as vendas.

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor e freelancer em marketing digital. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Escreve também no HuffPost e no Transformação Digital.

  • Super! O que você escreve é o que falta para o meu blog, penso e acredito…

    Tuas palavras são bem colocadas e se seguidas darão ênfase para qualquer projeto em se tratando de blogs… preciso ler mais o que escreves 🙂
    Abraços e sucesso
    Gisele Groth