Seja um afiliado
Seja um afiliado dos meus cursos online e receba 30% dos lucros de cada venda.
Cursos disponíveis
(receba até R$ 161,07 por venda; seja um afiliado)
(receba até R$ 107,01 por venda; seja um afiliado)
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados funciona através de comissões.
Basicamente, um produtor de conteúdo ou empresa cria um produto digital e o lança na internet. Os afiliados então cadastram-se em plataformas como Hotmart, Amazon ou Eduzz e divulgam links personalizados que, em caso de venda, geram uma comissão.
O autor Pat Flynn define marketing de afiliados como “o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas). Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo para as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer“.
Como divulgar os seus links de afiliado
Após realizar o seu cadastro na Hotmart e obter o seu link único, você pode utilizar as suas redes sociais, blog ou newsletter para divulgar-los através de conteúdos educativos, informativos e relevantes para a sua audiência (veja este exemplo do blog A Estranhamente).
Não se esqueça, no entanto, de avisar a sua audiência que em caso de compra através dos links presentes no seu conteúdo você ganhará uma pequena comissão. Além de a publicidade velada ser proibida no Brasil, você ganhará pontos por sua transparência.
Este é o aviso que costumo utilizar ao final dos meus artigos no LinkedIn que contém links de afiliados:
Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto ou contrate um serviço através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.
Ao educar meu público sobre o que são “links de parceiros afiliados”, ganho a confiança do leitor e ele passa a valorizar ainda mais o meu trabalho. Isso também mostra para a audiência que os conteúdos gratuitos compartilhados por mim só existem por causa dessa parceria entre empresa-produtor-leitor.
Mais do que uma proteção legal, este simples aviso informativo mostra que não estou tentando passar a perna em ninguém. Ser transparente na internet, mais do que ético, é uma questão de sobrevivência no longo prazo. Atalhos podem te ajudar a chegar ao topo rapidamente, mas somente a consistência e a honestidade vão te manter por lá. Esse conselho vale para absolutamente tudo que você fizer na vida.