Blog

  • Home

Final de ano é aquela época onde todos fazemos planos – as tais “resoluções de ano novo”. Essa é a hora de colocar na balança como foi o ano e se planejar para o próximo.

Nas resoluções para 2018 de cada bom profissional espalhado por aí, você provavelmente encontrará uma nova faculdade, uma pós-gradução, um curso de aperfeiçoamento, um intercâmbio ou uma lista de livros. Afinal, o bom profissional está em constante aprendizado e se manter atualizado é parte do processo.

Nos últimos anos o mercado, a forma de se fazer negócios e a tecnologia tem mudado, então aqui vai o aviso: os livros abaixo são para você ler em 2018, talvez 2019, quem sabe 2020 – embora eu te aconselhe a começar as leituras logo! Em 2030 o mundo estará bem diferente e não posso te garantir nada…

Agora chega de papo e vamos aos 7 livros para você ler em 2018 e se atualizar sobre o mercado:

***

1 – Transformação Digital, David L. Rogers

Você certamente já ouviu falar em Transformação Digital. O assunto está na pauta de praticamente todos os executivos. Mas, o que diabos é isso? Bom, em “Transformação Digital: Repensando o seu Negócio para a Era Digital“, o autor David L. Rogers apresenta vários métodos práticos para empresas que buscam se transformar e inovar para sobreviverem ao novo mercado. E não pense que tudo isso tem a ver com tecnologia: a Transformação Digital é baseada na cultura organizacional e na criação de valor contínuo. A obra de David é essencial para quem busca se aperfeiçoar no tema.

2 – Obrigado pelo Marketing, Vitor Peçanha

Na minha humilde opinião, Vitor Peçanha é hoje o cara que mais entende de marketing de conteúdo no Brasil. Tive a oportunidade de assistir sua palestra no RD Summit de 2016 e fui um dos seus mais de 40 mil alunos num curso online sobre o tema oferecido pela Rock Content, empresa que é um dos cofundadores. Em “Obrigado pelo Marketing“, Peçanha faz o que sabe de melhor: entrega conteúdo de qualidade. Livro essencial para quem trabalha ou pretende trabalhar com marketing de conteúdo e recomendadíssimo para quem tem dificuldades de prospecção!

3 – Receita Previsível, Aaron Ross e Marylou Tyler

Se Peçanha é o rei do inbound, Aaron Ross é o rei do outbound. Ao lado da autora Marylou Tyler, Ross mostra em “Receita Previsível” como implantar uma metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa. É o tipo de livro que toda equipe de vendas precisa ler! Sério! Digo isso porque durante quatro anos trabalhei com vendas outbound, era bem ruinzinho no que fazia, e pro meu azar o livro ainda não havia sido lançado! Haha! A verdade é que essa obra é leitura obrigatória para startupeiros de plantão e profissionais de negócios – seja você um executivo ou vendedor de balcão.

4 – Peter Drucker: Melhores Práticas, William A. Cohen

Peter Drucker está para a administração assim como Philip Kotler está para o marketing – e é o segundo, aliás, que faz a introdução de “Peter Drucker: Melhor Práticas“, obra do PhD em gestão William A. Cohen. Neste livro, você encontrará diversos relatos dos clientes de Drucker e validações de profissionais que praticam seus ensinamentos. Basicamente, Cohen fez uma curadoria com as melhores práticas (daí o nome do livro!) ensinadas pelo consultor que é considerado o maior guru da administração. Se você toca um negócio, tem que ler esse livro!

5 – DISRUPTalks, Flávia Gamonar, Glauter Januzzi e Juliana Munaro

Com o subtítulo “Carreira, Empreendedorismo e Inovação em uma época de mudanças rápidas“, “DISRUPTalks” está longe de ser apenas mais um livro sobre empreendedorismo e startups. A obra de Flávia, Glauter e Juliana nos convida para a reflexão sobre como os novos modelos econômicos passam, antes de tudo, por um propósito transformador na vida das pessoas. Em outras palavras, não é mais questão de lucro; e quem não entender isso vai ficar para trás. Através de histórias e reflexões que ajudam o leitor a visualizar as tais das “mudanças rápidas“, os autores reforçam a importância de se atualizar a partir de agora. Livro necessário para qualquer empreendedor.

6 – Hacking Growth, Sean Ellis e Morgan Brown

Assim como Transformação Digital, em 2017, para o bem ou para o mal, muito se falou em growth hacking. Há muito achismo sobre o que é e o que não é o tal do growth hacking, então para entender o termo e a metodologia, nada melhor do que aprender com o cara que cunhou o termo: Sean Ellis. Em “Hacking Growth“, a maior referência mundial sobre o tema se junta à Morgan Brown para, através de hacks de empresas como Facebook e Airbnb, desmistificar uma das melhores metodologias do Vale do Silício. Leitura obrigatória para profissionais que trabalham em empresas modernas e de rápido crescimento.

7 – A Bíblia da Consultoria, Alan Weiss

Em tempos de Reforma Trabalhista e terceirização das coisas, a demanda por consultores independentes deve aumentar em 2018. Em “A Bíblia da Consultoria“, Alan Weiss mostra métodos e técnicas para montar e expandir um negócio de consultoria. Embora eu não atue como consultor – sou freelancer na área de marketing de conteúdo, ou seja, eu produzo artigos de acordo com as demandas –, tive vários insights pro meu negócio de um homem só. Neste livro, que não é chamado de “bíblia” à toa, você vai aprender desde como gerir seu negócio de um homem só até questões mais técnicas e importantíssimas como a elaboração de propostas matadoras.

***

Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto ou contrate um serviço através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano