PROGRAMA

O programa de Mentoria de Escrita Criativa e Storytelling dos escritores Matheus de Souza e Murillo Leal, Top Voices do LinkedIn, tem o objetivo de auxiliar profissionais a transformarem suas emoções e experiências em textos criativos que entregam valor e engajam a audiência. 

Tudo aqui é orgânico. Não ensinaremos fórmulas mágicas. A ideia é garantir algumas horas de foco estrito sobre seu processo criativo – o que escrever, como escrever e sobre o que escrever. 

Ao final do programa você será capaz de constituir um mundo à parte dos clichês e receitas de bolo do storytelling atual. Queremos que você encontre sua própria voz em um mundo onde tudo parece uma cópia.

COMO FUNCIONA

O programa de Mentoria de Escrita Criativa e Storytelling é dividido em seis encontros semanais de uma hora cada. Os encontros são realizados por Skype ou Google Hangout. Os horários são combinados de acordo com as agendas dos instrutores e dos alunos. Todas as aulas são gravadas. 

Primeiro encontro (Matheus e Murillo)

A primeira conversa serve para termos uma visão geral do seu trabalho. A partir dessa troca de ideias, definiremos juntos o seu norte na hora de escrever e sua rotina criativa.  O objetivo aqui é entender seu processo de escrita, seus projetos e o que você quer alcançar com os seus conteúdos. 

Serão propostos exercícios de ficcionalização do cotidiano que serão debatidos nos próximos encontros. 

Segundo encontro (Matheus)

– Feedback sobre o primeiro exercício proposto; 

– Identidade: como encontrar sua voz literária; 

– Processo criativo e o poder das palavras corretas; 

– Lidando com a autocrítica. 

Terceiro encontro (Murillo)

– Feedback sobre o segundo exercício proposto; 

– Basicão do Storytelling;

– Como contar histórias interessantes;

– Tipos e métodos. 

Quarto encontro (Matheus) 

– Feedback sobre o terceiro exercício proposto; 

– Criando narrativas impactantes que geram conexões; 

– As estruturas por trás de uma boa história; 

– Como divulgar a sua história. 

Quinto encontro (Murillo)

– Feedback sobre o quarto exercício proposto; 

– Elementos importantes na construção do conteúdo; 

– Enredo, Universo e personagem; 

– Como pensar, montar, fazer as pessoas amarem suas histórias. 

Sexto encontro (Matheus e Murillo). 

– Feedback sobre o quinto exercício proposto; 

– Análise da evolução da escrita do(a) mentorando(a) e orientações para os próximos passos.

PARA QUEM SE DESTINA

Qualquer pessoa que, independente da área de atuação, se sinta paralisada quando o assunto é a escrita. Produtores de conteúdo, redatores, profissionais de marketing, empreendedores digitais, jornalistas e você que deseja contar histórias de uma forma mais atrativa.  

Através de conversa e de muitos exercícios práticos, vamos te "destravar". Você aprenderá a vender suas ideias, produtos ou serviços através do storytelling. 

PROCESSO SELETIVO E INVESTIMENTO

Para participar, o(a) candidato(a) deverá preencher o seguinte formulário de aplicação [inserir link].  

Essa triagem é necessária porque as vagas são limitadas e precisamos ter a certeza de que nossa mentoria fará sentido para a realidade de cada mentorado(a). 

O investimento é de R$ 3.900,00, podendo ser parcelado em 6x de R$ 650,00 sem juros. 

SOBRE OS INSTRUTORES

Matheus de Souza 

Matheus de Souza - mentoria

Nômade digital que escreve, empreende e ensina, considerado pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede no ano de 2016 em sua lista de Top Voices. 

Trabalha de forma remota ao redor do mundo contando histórias e produzindo conteúdos para o be freela, portal focado em carreira freelancer e nomadismo digital, além de já ter participado de ações com marcas como Google, PepsiCo, Caixa, Tudo Orna, Wise Up, Superlógica, IT Mídia, entre outras. 

É graduado em Relações Internacionais e possui um MBA em Gestão de Negócios, ambos pela Universidade do Sul de Santa Catarina, além de ser aluno da Especialização em Escrita Criativa da Wesleyan University. 

Contribui, como colunista, em portais como HuffPost, Transformação Digital e Rock Content. Também mantém um blog com seu nome onde escreve, principalmente, sobre o mundo digital. Além disso, escreve crônicas no Medium. 

Entre 2016 e 2017 foi sócio da Crush Design, startup focada em mobiliário digital e design open source que foi premiada no Sinapse da Inovação 2016 como uma das 100 startups mais inovadoras do estado de Santa Catarina. 

Na metade de 2017 criou o curso online "Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn", onde já ensinou para mais de 300 profissionais as estratégias e segredos que o tornaram um dos brasileiros mais influentes da rede. 

Em 2018 seu primeiro livro será lançado através da Autêntica Business, editora que faz parte do Grupo Autêntica. 

Murillo Leal

Murillo Leal - mentoria

Formou-se em Jornalismo pela Universidade do Norte do Paraná em Londrina. Em seguida, pode ingressar na área de comunicação como estagiário no setor de marketing e assessoria de imprensa da própria universidade.   

No início da carreira como jornalista, trabalhou na Folha de Londrina, um dos maiores jornais do Paraná. Também teve experiência liderando e coordenando uma equipe de Mídias Sociais de uma agência digital. Durante 4 anos, produziu e pautou dois programas para a televisão e internet.   

No início de 2015, criou um site de sucesso sobre casamento e relacionamentos que atingiu mais de 4 milhões de visualizações gerando uma comunidade de mais de 500 mil leitores/mês. Em seguida, foi convidado para ser colunista do Jornal de Londrina.    

Em 2017, foi eleito um Top Voice Linkedin como um dos 15 maiores influenciadores da plataforma com mais de 330 mil seguidores.    

Com isso, acabou migrando para a área de consultoria e educação corporativa dando aulas, cursos e workshop sobre marketing de conteúdo, redação criativa, storytelling e gestão de conteúdo pelo Brasil. Sendo citado nas revistas: PEGN , Adnews e Exame.    

Desde então, palestra em eventos importantes do setor como: Virada Empreendedora de São Paulo, Festival de Empreendedorismo da FIESP e Social Media Week Brasil.   

Trabalhou gerando conteúdo para pessoas e empresas como: Spaces Coworking, Veltec Tecnologia, Superlógica, Faculdade das indústrias e deu cursos em instituições como ESPM, UNOPAR, FGV e ComSchool.   

Além disso, escreve crônicas para o Medium, textos sobre gestão e vendas no portal Sales Expert e éeditor e redator do site "O cara do Blog" e "MVC".   

Atualmente, também é colunista da Rock Content, a maior empresa de redatores freelancers do Brasil.   

Em 2018, integrou o time de professores do O que Move o Marketing com cursos sobre conteúdo pelo Brasil todo. 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Não necessariamente nessa ordem. 

Sobre a escrita, Stephen King. 

A jornada do escritor, Christopher Vogler. 

Cartas a um jovem escritor e suas respostas, Fernando Sabino. 

Storytelling, Carmine Gallo. 

Crônicas, Rubem Braga. 

O melhor de Nelson Rodrigues, Nelson Rodrigues. 

O óbvio ululante, Nelson Rodrigues  

Todas as crônicas, Clarice Lispector. 

A última madrugada, J.P. Cuenca. 

Uma estranha na cidade, Carol Bensimon. 

Trinta e poucos, Antonio Prata. 

A descoberta da escrita, Karl Ove Knausgård.

Você acha que nossas expertises podem te ajudar? Seja nosso(a) mentorando(a). Faça sua aplicação clicando no botão abaixo. Lhe daremos um retorno em breve.