Sou um cara que adora listas. Basicamente, sou tipo o personagem de John Cusack em “Alta Fidelidade“, filme inspirado no livro de mesmo nome.

Outra coisa que adoro é testar novas tecnologias. Aplicativos, softwares, ferramentas, gadgets e tudo que envolve o mundo digital.

Então, por que não criar uma lista com essa temática?

Nesta página você encontrará os melhores aplicativos e ferramentas que utilizo com frequência como escritor, empreendedor e freelancerUma lista completa com soluções que vão te ajudar no seu dia a dia — tanto no pessoal, quanto no profissional (ô loko, bicho!).

Tem coisa gratuita, tem coisa paga, mas o melhor é que tem muita coisa boa!

Para facilitar a leitura, dividi os aplicativos e as ferramentas em 7 áreas:

  1. Leitura;
  2. Escrita;
  3. Organização;
  4. Comunicação;
  5. Marketing;
  6. Site;
  7. Finanças.

1 – Leitura

  • Kindle — O Kindle é o e-reader mais famoso do mercado. Com ele você pode ter uma biblioteca de livros num único aparelho. É muito fácil adquirir os e-books e há mais de 1 milhão de títulos disponíveis. Já contei num artigo como ele mudou minha experiência em relação a leitura.
  • 12 Minutos — O app 12 Minutos extrai as melhores ideias dos best sellers de não ficção em leituras de apenas, claro, 12 minutos. O catálogo é bastante rico e possui várias obras de negócios, marketing, economia, desenvolvimento pessoal, produtividade, entre outros temas. E não se trata de resumo: é uma análise crítica — disponível em texto e áudio. Um recurso interessante é a possibilidade de salvar os “microlivros” no seu smartphone para que seja possível apreciar a leitura ou audição mesmo quando você estiver longe de uma rede Wi-Fi conhecida.
  • Pocket — Viu um artigo ou notícia interessante, mas está sem tempo para ler? O Pocket salva seus links e os organiza para que você os leia posteriormente. Pode ser utilizado como uma extensão no navegador, facilitando o arquivamento dos links.

2 – Escrita

  • Word Online — Pouca gente sabe, mas a Microsoft disponibilizou recentemente todo o Pacote Office de forma online e gratuita. A vantagem de utilizar o Word Online é que seus documentos são salvos e armazenados na nuvem automaticamente enquanto você os redige. Para utilizar o serviço, basta ter uma conta na Microsoft: um endereço de email @hotmail, @outlook ou @live.
  • Scrivener — O Scrivener é uma poderosa ferramenta de produção de conteúdo voltada para escritores e roteiristas. É ótimo para quem pretende escrever um livro, por exemplo. Você pode criar pastas com sua pesquisa, dividir o conteúdo por capítulos e até fazer a diagramação.

3 – Organização

  • Freelancer Doc Box — De modelo de contrato de trabalho a planilha de fluxo de caixa. Tudo pra você se auto-gerenciar como um freelancer profissional. Utilizo todos esses documentos no meu dia a dia.
  • Evernote — Aplicativo multi-plataforma projetado para a tomada de notas, organização e arquivamento. Permite ao usuário capturar, organizar e encontrar informações de forma contínua.
  • Trello — É um aplicativo de gerenciamento de projetos que, além de permitir a gestão de uma equipe, pode lhe ajudar com a criação de checklists de tarefas. Além de organizar suas tarefas, o Trello permite a integração com outros aplicativos.
  • Dropbox — Engloba ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos baseados em nuvem, dando-lhe acesso aos seus arquivos tanto no computador como em seu smartphone..
  • Google Drive — No Drive, você começa com 15 GB de armazenamento on-line gratuito do Google para fotos, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e o que mais você quiser.

4 – Comunicação

  • Slack — Ferramenta de colaboração em equipe que lhe permite uma comunicação centralizada. Dispõe de salas de chat organizadas por tema e se integra com serviços de terceiros como o Trello, por exemplo.
  • Skype — É um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, chat de voz e vídeo. O Skype oferece ferramentas de colaboração para empresas de qualquer tamanho. Para conferências de vídeo com um grande grupo de pessoas, por exemplo, o Skype é a melhor escolha.
  • Mail — Gerenciador de e-mails que utilizo no desktop — nativo do Mac.
  • TypeApp — Gerenciador de e-mails que utilizo no celular. Disponível para iOS e Android.

5 – Marketing

  • MailChimp — Solução de e-mail marketing que lhe permite realizar e automatizar campanhas, além de acompanhar as métricas das mensagens enviadas. Oferece também plugins para a criação de listas em sites e páginas do Facebook. Serviço gratuito para listas com até 2.000 endereços.
  • Buffer — Aplicativo que permite programar e postar atualizações para várias redes sociais ao mesmo tempo. Os usuários também podem vincular suas contas e analisar estatísticas de suas mensagens enviadas. Isso ajuda a ajustar a estratégia de marketing para melhores resultados.
  • Canva — Descrevendo-se como “uma nova maneira simples de design“, o site oferece aos usuários uma ferramenta para criação de desenhos gráficos modernos e sem o estresse ou preço elevado. Ótimo para criar imagens para o Facebook.

6 – Site

  • HostGator — Para ter um site, você precisará, inicialmente, contratar dois serviços: um domínio e uma hospedagem. O primeiro é tranquilo: existem várias empresas que oferecem o registro e os valores são praticamente os mesmos. Já a hospedagem envolve outros fatores. Tive alguma dor de cabeça com serviços de péssima qualidade de algumas empresas. A HostGator é a quarta que contrato neste sentido e, até agora, não tenho do que reclamar. O custo-benefício é ótimo.
  • WordPress — Domínio registrado e hospedagem contratada, chega a hora de criar seu site. O WordPress é uma plataforma de conteúdo para publicação pessoal, com foco em estética, padrões web e usabilidade. Ao mesmo tempo é um software livre, gratuito e feito por você. Meu site foi criado no WordPress sem eu entender nada de programação.
  • Rise Pro Theme — O WordPress usa templates (por isso é tão fácil um leigo em programação utilizá-lo). Existem vários gratuitos disponíveis, mas fiquei encantado com o design e as funcionalidades do Rise Pro, então resolvi investir uma graninha. É o template que utilizo no meu site.
  • Google Analytics — O Google Analytics não apenas permite a você avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem.

7 – Finanças

  • Nubank — A fintech brasileira está revolucionando o mercado de cartões de créditos. Através de um app, você pode solicitar o seu cartão (sem papeis ou burocracia) e, caso seu cadastro seja aceito, o receberá em casa. Você pode acompanhar seus gastos pelo celular, pagar boletos e, o melhor: sem o pagamento de taxa de anuidade ou outras tarifas.
  • Méliuz — Faça compras, online ou offline, e receba dinheiro de volta. Sim, você leu certo. Como isso é possível? As lojas pagam para anunciar na internet ou atrair os clientes para suas lojas. O Méliuz divide esse dinheiro com a gente. Nós ganhamos, eles ganham e as lojas também. E tem mais: se você fizer seu cadastro neste link, assim que alcançar R$ 20 em compras, nós dois — eu e você — ganharemos R$ 10.
  • PayPal — Perfeito para freelancers! Solicitando seus pagamentos via PayPal, seu cliente pode pagar em até 12x sem juros no cartão e você recebe o dinheiro de uma só vez. O único porém são as taxas cobradas, mas sempre existe a opção de você cobrar um pouco a mais para suprir este custo extra.

    ***

    Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto ou contrate um serviço através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.