O avanço tecnológico, a alta expectativa dos clientes, a mudança de perspectiva em vários setores da economia e o processo de globalização trouxeram um nível de competitividade maior nos negócios. E obrigatoriamente veio a necessidade de criar maneiras e estratégias para se sobressair em mundo cada vez mais competitivo.

Foque em tarefas realmente importantes

Por mais que o cérebro seja capaz de realizar várias ações ao mesmo tempo, todo ser humano tem um determinado limite de capacidade cognitiva. Portanto, não é produtivo tentar focar em muitas tarefas simultaneamente — isso pode acarretar em tomadas de decisões ruins e gerar queda de produtividade.

A multitarefa não é humanamente possível”, afirma Earl K. Miller, professor de neurociência do Instituto Picower de Aprendizagem e Memória do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “Mas as pessoas são muito mais eficientes se focarem em “monotarefas”, e tentar a multitarefa impede a criatividade”, acrescenta.

Segundo dados do relatório da “We Are Social”, o brasileiro passa quase quatro horas por dia em redes sociais. Uma das dicas para focar em tarefas importantes do trabalho é baixar aplicativos que bloqueiam ou filtram mensagens de redes sociais para determinadas situações. Há também apps que incentivam o usuário a ficar longe do smartphone em intervalos de tempo.

O aplicativo Forest incentiva e “premia” aquele que consegue ficar longe do smartphone por algum tempo. Ele funciona da seguinte maneira: ao ativar o app uma semente virtual é plantada e, a cada meia hora distante do smartphone, uma árvore é gerada. No entanto, se o aparelho for usado algum momento dentro desse limite de tempo, a árvore murcha.

Outra dica interessante é estabelecer uma meta de tempo para concluir determinada tarefa ou projeto, mas estabelecendo um limite de tempo abaixo do habitual. Isto é uma das maneiras de garantir mais foco nas atividades e uma forma motivação interna.

Reuniões mal planejadas não agregam em nada

Não é atípico pessoas saírem de uma reunião com a sensação de que foi algo desnecessário e uma verdadeira perda de tempo.

Um dos maiores obstáculos para a produtividade são as reuniões de negócios. Dito isto, não creio que a resposta seja abolir as reuniões ou criar regras desagradáveis como ‘sem reuniões às quartas-feiras’ ou ‘apenas reuniões de 10 minutos’. As organizações precisam dar aos funcionários as ferramentas para realizar reuniões eficazes e produtivas”, afirma Sharlyn Lauby, consultora de RH do grupo HR Bartender.

Para uma reunião ser produtiva, alguns fatores devem ser levados em consideração. São alguns exemplos: material prévio compartilhado para todos que estarão na reunião, pontualidade, participantes preparados, conversa com foco no assunto central e não perdurar por longas horas.

Levar ensinamentos estratégicos de outras experiências para os negócios

Além de entregar conteúdo relevante e procurar focar em tarefas importantes, ter visão estratégica apurada é fundamental para alcançar sucesso no mercado de trabalho. Quanto maior a experiência, o conhecimento e a vivência nas áreas que estimulam essa capacidade, mais alta é a probabilidade de alcançar uma inteligência estratégica diferenciada em relação aos demais. Portanto, é importante aproveitar cada experiência vivida e tirar o máximo de aprendizado possível.

Por exemplo, geralmente um bom competidor de poker é competente negociador e estrategista. Isso porque esse esporte da mente é matemático e exige muitas ações interpretativas, obrigando o atleta a ter disciplina estratégica, inteligência e frieza para tomar boas decisões.

Não à toa, muitos competidores renomados do poker são grandes empreendedores. No Brasil e na América Latina, o melhor exemplo é o paulista e multicampeão André Akkari. Além de comandar o QG Akkari Team, centro de treinamento profissional de poker que é referência no continente, o paulista é sócio do CNB e-Sports Club (importante time de jogos eletrônicos) e embaixador do poker na América Latina.

Foto por Neil Stoddart | PokerNews.

Trabalhei muito para chegar no melhor formato de passar para um admirador do jogo ou um leigo, um conteúdo que resumisse perfeitamente tudo o que eu imagino que uma pessoa possa aprender com o poker para aumentar o desempenho na sua empresa”, conta Akkari em seu blog pessoal.

Considerações finais

É claro que a situação profissional e as demandas de tempo variam de pessoa para pessoa. Entretanto, com criatividade, planejamento correto e visão estratégica apurada é possível alcançar bom nível de produtividade e excelência nos negócios.

*Artigo escrito por Hugo Veiga.

Artigos relacionados: