Blog

  • Home

Esses tempos eu contei por aqui a história das Irmãs Alcântaratrês empreendedoras curitibanas que transformaram um blog em negócio.

Pois bem, dentro do universo do Tudo Orna, o blog que virou negócio, há uma marca de bolsas e acessórios, uma linha de maquiagem original, um curso online, uma cafeteria e… um perfil no Instagram dedicado ao apartamento de uma das irmãs com mais de 180 mil seguidores que mudou a forma de comunicação no segmento de design de interiores e arquitetura (!!!).

Embora todas essas iniciativas das Irmãs Alcântara mereçam atenção, como profissional de marketing, particularmente, fiquei extremamente curioso para entender como um perfil dedicado a um apartamento virou hit no Instagram e segue sendo relevante no meio.

Para entender todo esse sucesso, conversei com a Débora, a Alcântara do meio que, junto do marido Fernando, é a proprietária do famoso @apartamento.33.

Como e porque o perfil @apartamento.33 foi criado

Em 2015, quando a Débora comprou seu primeiro apartamento, ela resolveu compartilhar a reforma com seus seguidores do Tudo Orna através do blog e das redes sociais. Foi aí que nasceu o perfil @apartamento.33 no Instagram – o primeiro no Brasil com o intuito de ser o diário de reforma de um apartamento.

Aliás, para contextualizar, na época, mesmo já existindo blogs e canais tratando do assunto, a arquitetura aparecia de forma muito tímida nas redes sociais. As empresas não sabiam muito bem como se comunicar com o seu público e investiam apenas em revistas de decoração – aquele negócio de seguir com o tradicional.

Foi aí que a Débora deu o pulo do gato.

Quando o apartamento existia apenas na planta, ela desenvolveu um projeto (uma espécie de pitch) e apresentou para diversas marcas com a ideia de juntas, unirem forças e montarem um apartamento modelo (esse era o nome inicial do projeto) – daqueles do Pinterest, saca?

O objetivo era mostrar para o público que, mesmo em um apartamento pequeno, era totalmente possível fazer algo diferente do comum. Após meses de negociação, várias empresas do segmento como Electrolux, Eliane Revestimentos e Docol toparam patrocinar o projeto.

O resultado?

Tudo Orna

Olha…

…continue lendo para entender como o @apartamento.33 vai muito além de ser um “apartamento de Pinterest”.

Sério.

O sonho de qualquer empresa

Além de hoje ser a maior inspiração de design nórdico e industrial do Brasil, o @apartamento.33 tem um caso maravilhoso de co-branding com a Eliane Revestimentos.

Sabe aquele azulejo comum em estações de metrô?

Tudo Orna

A Débora queria porque queria aquele tipo de azulejo no @apartamento.33, porém, não o encontrava em lugar nenhum. É um design super antigo e que, até então, não fazia sucesso no Brasil.

Foi quando ela descobriu que a Eliane Revestimentos tinha esse tipo de azulejo no seu portfólio, porém, ele iria sair de linha – vê se pode! A Débora, então, insistiu com a marca de que o azulejo comum em estações de metrô poderia se tornar um hit e a empresa decidiu dar mais uma chance para o modelo.

Pergunto de novo: o resultado?

O azulejo comum em estações de metrô virou uma febre no Brasil graças ao @apartamento.33 e a Eliane Revestimentos alcançou o sonho de qualquer empresa: tornou o seu produto sinônimo da categoria.

O que isso quer dizer?

Talvez você não saiba, mas, Bombril é uma marca. O nome do produto comercializado pela empresa é esponja de aço. Assim como Gillete é apenas uma marca que comercializa, entre outros produtos, lâminas de barbear. Pois bem, metro white é como a Eliane Revestimentos batizou seus azulejos comuns em estações de metrô.

Hoje, fazendo uma pesquisa rápida de hashtags no Instagram, você encontra mais de 8 mil resultados para #metrowhite – de novo, graças ao @apartamento.33. O produto da marca se tornou sinônimo em sua categoria. O sonho de qualquer empresamenos da Moleskine.

O @apartamento.33 em números

glamour - apartamento 33 - Tudo Orna

O perfil do @apartamento.33 possui mais de 180 mil seguidores e um alcance semanal com uma média de 1 milhão de visualizações, sendo uma das contas mais populares do segmento de arquitetura e decoração no mundo.

O envolvimento do público já desbanca o envolvimento das redes sociais de veículos tradicionais como a Casa Vogue, por exemplo, chegando a 12 mil curtidas por foto.

Na Exporevestir 2017, uma espécie de fashion week da arquitetura e construção, aconteceu o primeiro encontro de casas e apartamentos do Instagram (!!!), com mais de 200 pessoas presentes de todo o Brasil.

Sim, pessoas de todos os lugares do país saíram das suas casas para ouvir o que a criadora do @apartamento.33 tinha para dizer sobre essa experiência.

Débora não é designer, nem arquiteta, muito menos decoradora. Mas, hoje, ela é uma das pessoas mais influentes da internet nesse meio graças ao @apartamento.33.

Por que? Porque ela criou sua própria oportunidade.

Ela foi atrás. Ela se mexeu. Ela enxergou algo e acreditou na sua visão.

Pense nisso antes de julgar tudo que vira hit e tente absorver alguma lição. Eu não tinha pensado nisso até conversar com a Débora.

Quer aprender mais sobre empreendedorismo, branding e posicionamento digital?

No próximo domingo (05/08) vai rolar um workshop 100% online e 100% gratuito com as Irmãs Alcântara.

Essa é a última vez que a edição desse workshop será disponibilizada. As aulas estarão disponíveis em formato de streaming (para você maratonar igual série da Netflix!).

Para garantir a sua vaga é fácil: basta se inscrever no site do Efeito Orna clicando nesse link.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano