Blog

  • Home

O mundo vive um momento curioso no que diz respeito a forma como consumimos conteúdo – seja ele por texto, áudio ou vídeo. Se por um lado nunca tivemos tanta informação disponível, por outro, está incrivelmente difícil acompanhar o que acontece ao redor do globo.

E não pense que falo de “correria”. O problema, na minha opinião, é que há muito conteúdo para poucos curadores. As redes sociais que, em tese, fariam esse papel, cada vez nos entregam menos conteúdos em nossos feeds devido suas repetidas mudanças nos algoritmos.

Eis que um velho conhecido, amado por uns e odiado por outros, ressurge cada vez com mais força: o e-mail. Através de newsletters, ou boletins informativos, se preferir, conseguimos consumir conteúdos curados de acordo com nossos interesses e com uma porcentagem maior de certeza de que os mesmos serão entregues para nós – sim, pode rolar de o e-mail ir para o spam ou ser bloqueado pelo servidor, mas não se compara com a porcentagem de entrega das redes sociais.

Além disso, se para o leitor isso é ótimo, para as marcas e produtores de conteúdo essa é uma ótima maneira de se fazer presente no dia a dia dos seus públicos. Isso, claro, se você tiver uma estratégia por trás que realmente entregue valor para estes caras – nada de entupir a caixa de entrada dos seus leitores com spam, hein?

Feita essa introdução, no artigo de hoje listo 10 newsletters que, na minha opinião, você deveria assinar.

Lembrando, claro, que essa é a minha lista. Ou seja, são newsletters que eu assino e que eu gosto. Se o seu boletim informativo favorito não aparece aqui, talvez eu não o conheça – ou então não goste do conteúdo, acontece. Por isso, ao contrário de “faltou essa” ou “faltou aquela”, recomendações são sempre bem-vindas.

Vamos lá?

1 – Tira do papel

Por que assinar?

O Tiago é o nosso Austin Kleon brasileiro; um dos caras mais criativos que conheço.

Na newsletter Tira do papel, Tiago escreveilustra sobre como destravar e praticar sua criatividade respeitando a sua saúde mental.

Onde assinar?

2 – Bits to Brands

Por que assinar?

Referência no universo Substackiano, a Bits to Brands é uma newsletter semanal sobre tendências de tecnologia e comportamento para marcas.

Se você quer ficar informado sobre o que acontece nesse mundinho, deve assinar agora mesmo.

Onde assinar?

3 – Nevoeiro

Por que assinar?

Carol Bensimon é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea.

Na newsletter Nevoeiro temos a sorte de receber os seus devaneios enviados diretamente de Mendocino, na Califórnia.

Onde assinar?

4 – Monique Evelle

Por que assinar?

Opiniões, análises e curadoria sobre negócios, carreira, sociedades e pessoalidade feitas por Monique Evelle, uma das “Sharks” do Shark Tank.

Indicada, principalmente, para quem quer aprender a investir o seu dinheiro de maneira inteligente.

Onde assinar?

5 – Migraciones

Por que assinar?

Viagens, escrita e criatividade. Cartinhas quinzenais de uma nômade perseguindo o verão.

Migraciones é a  minha newsletter favorita quando o assunto é escrita de viagem.

Onde assinar?

6 – Amo News

Por que assinar?

A Amo News é a melhor newsletter para você se informar sobre… newsletters!

Ale Garattoni comenta tendências de comportamento – online e offline – para te ajudar a navegar neste mundo tão veloz: negócios para os criativos e criatividade para os de negócios.

Onde assinar?

7 – Postais por Lucas Morello

Por que assinar?

Meu amigo Lucas Morello, responsável também pelas Cartas do Bota na Rua, nos entrega o que sente durante as suas viagens em seus Postais.

Onde assinar?

8 – MARMITEX

Por que assinar?

Dicas despretensiosas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. A MARMITEX é sobre repertório compartilhado.

Sem tema específico, Paulo Emediato procura abordar assuntos diversos e relevantes.

Onde assinar?

9 – 2min – Método Naghol

Por que assinar?

Em textos curtos, de apenas 2 minutos, Luccas Góes do Método Naghol nos entrega dicas práticas de produtividade saudável.

Onde assinar?

10 – Passageiro

Por que assinar?

Bom, para encerrar a lista, a newsletter deste que vos escreve, claro.

A newsletter Passageiro é uma exploração sobre o sentido da escrita, das viagens e da passagem do tempo; é uma curadoria de referências literárias, musicais e audiovisuais; é um escritor vivendo em Paris.

É também um espaço longe dos algoritmos das redes sociais e do paywall da mídia tradicional em que compartilho processos e bastidores da minha escrita, além de reflexões e crônicas sobre o nosso tempo.

Os envios são gratuitos e semanais, sempre às sextas-feiras.

Onde assinar?

🧳 Clube Passageiro

O Clube Passageiro é uma comunidade que se encontra uma vez por mês para papear sobre escrita, produção de conteúdo, monetização, livros e viagens – em encontros via Google Meet com duas ou mais horas de duração.

Para participar dos encontros e ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, basta assinar um dos planos pagos da newsletter (assine com 50% de desconto).

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano