Blog

  • Home

Recentemente eu fiz uma lista com 15 livros que mudaram a minha vida. Ela fez muito sucesso no LinkedIn, porém, alguns leitores me chamaram a atenção por eu não ter incluído nenhum autor nacional. Bom, foi algo totalmente involuntário. Obviamente temos ótimos autores no Brasil. Nossa literatura é muito rica.

Pensando nisso, resolvi listar, em parceria com a Amazon, 10 autores nacionais que você deveria conhecer. Deixei de fora nomes clássicos como Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Jorge Amado, Paulo Coelho e outros tantos escritores incríveis porque parto do pressuposto que vocês já os conhecem.

Assim como a lista anterior, esses 10 autores nacionais estão aqui baseados na minha experiência com suas obras. Então, se você entender que tal escritor merecia estar na lista, lembre que talvez eu nunca tenha lido uma obra sua — ou tenha lido e não tenha gostado, ué.

Parceria com a Amazon

A lista anterior fez tanto sucesso que chamou a atenção da Amazon.

E o que isso significa?

Significa que, se você clicar nos links dos livros abaixo e inserir o código MATH5, ganhará 5% de desconto nas obras listadas aqui! Demais, né?

A oferta terá validade até às 23h59 de 30 de abril de 2017 e é válida apenas para os livros físicos.

Comprando os livros através dos meus links você me ajudará a continuar produzindo conteúdo de qualidade, fomentará a literatura nacional e, como mencionei, ainda ganhará um desconto de 5%.

Dito isso, vamos à lista!

autores-nacionais
Gustavo Caetano, Laíze Damasceno e Clóvis de Barros Filho. Imagens: reprodução/internet.

1 – Clóvis de Barros Filho

Esse cara é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país (já o vi duas vezes no Aeroporto de Congonhas na maior correria). Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países. Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005, por meio de seu escritório, o Espaço Ética, e tem como clientes empresas de todos os portes, de inúmeros ramos de negócios, por todo o Brasil.

Que livro ler? A Vida que Vale a Pena ser Vivida.

Por que? Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

2 – Laíze Damasceno

Jornalista, especialista em Comunicação Corporativa e Diretora da Angorá Comunicação, na qual é gestora de projetos de comunicação e marketing. É consultora e ministra palestras sobre Marketing de Gentileza, Comunicação Estratégica e Empreendedorismo. É Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e certificada pela The International Association of Coaching. Atende a pessoas que buscam alinhar vida pessoal e profissional e ajuda empreendedores a descobrirem o verdadeiro propósito dos seus negócios.

Tive o prazer em conhecê-la pessoalmente no escritório do LinkedIn em São Paulo, mas não curti muito a foto que tiramos juntos! Haha!

Que livro ler? Marketing de Gentileza.

Por que? Este manual vai mudar a sua forma de se relacionar na internet com seus clientes. O conceito de Marketing de Gentileza quebra paradigmas e mostra como você, empreendedor, pode conquistar a confiança das pessoas no ambiente virtual e, assim, elevar os resultados dos seus negócios. De acordo com Laíze, “Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas”.

3 – Gustavo Caetano

Foi eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem), um dos 15 brasileiros mais influentes da Internet pela Revista GQ e ganhou por duas vezes o prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas, Grandes Negócios e The Next Web). Sua startup, a SambaTech, foi eleita por 3 vezes nos Estados Unidos como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou como uma das 10 Startups para se observar na América Latina. A Samba entrou para a lista da revista Fast Company como uma das 10 mais inovadoras da América Latina e Caetano foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do país. Recentemente o Linkedin nomeou Gustavo Caetano como um dos 10 maiores influenciadores da internet ao lado de Ricardo Amorim, Luiza Helena, Viviane Senna entre outros — na lista dos desconhecidos do LinkedIn, este que vos escreve foi eleito o terceiro maior influenciador do Brasil.

Que livro ler? Pense Simples.

Por que? Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é simples. Neste livro você vai aprender como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, o que compõe o DNA inovador, qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação, a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador e a não acreditar no “sempre foi assim”. Gustavo Caetano começou a empreender quando tinha apenas 19 anos e uma ideia, mas esse cara conseguiu construir uma das empresas mais inovadoras do país.

4 – Mário Sérgio Cortella

O Professor da Pontifícia Universidade Católica e da Fundação Getulio Vargas, as duas de São Paulo, e da Fundação Dom Cabral, localizada em Belo Horizonte, Mario Sergio Cortella, é o criador da série “O que a vida me ensinou“, na qual enfoca diversas temáticas, tais como a verdade, a essência do ser humano, entre outras. Este ex-monge e seguidor de Paulo Freire, embora tenha renunciado à vida religiosa, não deixou de lado a espiritualidade, a qual está sempre presente em sua obra. Ele fala com singeleza sobre suas vivências, temores e aborda os vários desafios que teve de vencer para alcançar a posição atual na existência.

Que livro ler? Por que Fazemos o que Fazemos?

Por que? Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade — a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.

5 – Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro especialista em inteligência financeira. Autor de 15 livros, Cerbasi é considerado a maior referência brasileira em educação financeira e oferece palestras e aulas tanto para quem quer saber como investir na bolsa quanto para quem quer negociar dívidas ou saber como organizar a vida financeira. Suas palestras e cursos de educação financeira abrangem questões relacionadas a escolhas inteligentes em tempos de crise, a como conquistar a independência financeira e a como montar e manter o seu negócio.

Que livro ler? Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Por que? Se você é casado, tem que ler esse livro. Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro. Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, este livro aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

6 – João Marcelo Furlan

Com apenas 19 anos, João Marcelo Furlan teve a sua primeira oportunidade de vivenciar a liderança quando foi presidente do Diretório Acadêmico de sua faculdade. Aos 23, já era diretor comercial de uma companhia na Ásia (morando nas Filipinas) e, aos 25, tornou-se um dos mais jovens presidentes de empresa do Brasil, à frente da Enora Leaders, que desde 2007 registra elevadas taxas de crescimento ano após ano.

Que livro ler? FLAPS! Liderança AdaptÁgil.

Por que? FLAPS é um modelo de liderança desenvolvido por João Marcelo Furlan que pode levar qualquer pessoa a se tornar um líder. O livro é uma espécie de manual voltado a todos que pretendem assumir o desafio de liderar pessoas. O processo de liderança batizado por João como Liderança AdaptÁgil se baseia na necessidade de os líderes se adaptarem aos membros de sua equipe — para engajá-los, desenvolvê-los e levá-los a resultados superiores — e também responderem ao ambiente e a novos desafios com agilidade. Além do conteúdo, algo que me chamou muito a atenção foi a identidade visual da obra, bastante interativa.

7 – Maurício Benvenutti

Maurício largou uma bem-sucedida carreira como parceiro da IBM para ingressar em uma desconhecida corretora de valores. Juntamente com sócios fantásticos, transformou aquela pequena empresa na XP Investimentos, hoje a maior corretora do Brasil e uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Depois de trabalhar quase uma década e fazer da XP um negócio bilionário, Maurício começou uma nova jornada. Trocou São Paulo pelo Vale do Silício e mergulhou no universo das empresas mais inovadoras do mundo. Paralelamente, se juntou a outras pessoas incríveis e criou o StartSe, a maior plataforma do Brasil para conectar empreendedores, investidores e mentores.

Que livro ler? Incansáveis.

Por que? Somos atropelados pelas inovações em série que atingem todos os setores da economia. Nosso planeta será muito diferente em pouco tempo. O que funcionou nos últimos cinquenta anos não funcionará nos próximos dez. No entanto, muita gente não enxerga isso ou finge que não vê! Uma nova geração de empreendedores, que enfrenta sem medo as grandes empresas, está reescrevendo completamente a sociedade em que vivemos. Neste livro, Maurício descreve como um novo grupo de empreendedores vem contagiando toda uma geração com ideias brilhantes e trabalho duro.

8 – João Ubaldo Ribeiro

Ok, este é um nome super conhecido. João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) foi romancista, cronista, jornalista, tradutor e professor brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 34. Em 2008 recebeu o Prêmio Camões. Foi um grande disseminador da cultura brasileira, sobretudo a baiana.

Que livro ler? Política.

Por que? Sem usar jargões nem impor qualquer visão particular, João Ubaldo procura destrinchar alguns enigmas da Política. Tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. E João vai comendo pelas beiradas, explicando que coisa é essa, a Política, e por que ela interessa a todos e a cada um, e aos poucos desvendando conceitos considerados fundamentais da sociedade e do Estado. Uma obra incrível e super válida para o momento que estamos passando.

9 – Rafael Rez

Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC, ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Que livro ler? Marketing de Conteúdo — A Moeda do Século XXI.

Por que? Há duas moedas muito caras no mundo de hoje: o Tempo e a Atenção. Ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo que tem a fazer. Conseguir que alguém preste atenção em você dentro deste contexto tem muito valor. Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo. Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, este livro será o seu guia para o início da sua jornada.

10 – João Paulo Cuenca

Seus livros foram traduzidos para oito idiomas e tiveram os direitos comprados por onze países. Em 2007, foi selecionado pelo Festival de Hay como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina e em 2012 foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos 20 melhores romancistas brasileiros com menos de 40 anos. Desde 2003 escreveu crônicas semanais para os principais jornais brasileiros como Jornal do Brasil, O Globo e Folha de São Paulo e atualmente é colunista do The Intercept Brasil, portal de notícias lançado em 2014 por Glenn Greenwald e Laura Poitras.

Que livro ler? Descobri que Estava Morto.

Por que? Em 2011, João Paulo Cuenca recebeu a notícia de que estava morto. Um cadáver foi identificado com sua certidão de nascimento num edifício invadido no bairro carioca da Lapa. Assim começou a investigação real que originou este livro. Digamos que a obra seja uma “autoficção”. A história, por si só, já é incrível. Porém, vai além disso. É um retrato caótico do jeitinho brasileiro. Mostra a decadência da nossa sociedade em todos os níveis.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano