Blog

  • Home

Carro, casa e emprego?

Esquece, parceiro.

Na minha opinião, as três coisas mais valiosas em nossas vidas são:

  1. Tempo.
  2. Atenção.
  3. Energia

Por quê?

Você sempre pode trocar seu carro, sua casa ou mesmo seu emprego, mas os caras que enumerei são recursos não renováveis.

Não importa o quão rico você seja, nunca poderá comprar mais horas para o seu dia.

Não importa o que você faça, uma vez que alguma distração lhe faça perder o foco, sua atenção já era.

Não importa o quão disposto você seja, sua energia é como nos jogos eletrônicos: você começa o dia com 100% e ela vai diminuindo ao longo do dia (exceto quando você faz uso de cafeína, mas isso o fará chegar ao 0% de qualquer maneira).

Portanto, como regra pessoal, tento priorizar meu tempo, minha atenção e minha energia antes de qualquer outra coisa.

Quando tenho uma escolha, troco dinheiro por mais tempo. Por exemplo, eu prefiro gastar R$20 num táxi (melhor se for um Uber) que me leva em 10 minutos até determinado destino do que R$3,50 num ônibus que levará 1 hora para percorrer o mesmo trajeto.

Seu tempo é limitado, portanto não o desperdice vivendo a vida de outros. Não caia na armadilha do dogma – que é viver com os resultados dos pensamentos de outras pessoas.Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário. (JOBS, Steve)

Eu sei que me distraio facilmente, então evito coisas que possam tirar minha atenção para que eu possa focar no meu trabalho criativo. Por isso nunca checo e-mails ou minhas redes sociais logo que acordo. Meu celular fica em modo avião até que meu texto seja finalizado.

Em relação à energia, priorizo todo o meu trabalho importante para o início do dia. Início mesmo. Pra mim, escrever é meu trabalho que mais necessita de foco. Então priorizo fazê-lo logo cedo, quando meus níveis de energia estão altos, deixando as outras tarefas que não necessitam de tanta concentração para o restante do dia.

Desafio

Se o texto fez sentido pra você, te desafio a, quando tiver uma oportunidade, trocar dinheiro por tempo. Depois me conte o resultado.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano