Caso você não tenha notado, o Instagram adicionou um novo recurso ao aplicativo no início de agosto e as pessoas o estão adorando.

Se você está familiarizado ao SnapChat, saiba que é basicamente a mesma coisa — exceto pelos filtros divertidos. Agora, caso você nunca tenha utilizado o aplicativo do fantasminha, talvez esteja meio perdido com a novidade cópia do Instagram.

Muitas empresas tem aproveitado a ferramenta para divulgarem seus negócios e serviços das mais diversas e divertidas formas. Hoje vou te ensinar como criar sua primeira história em 5 passos, além de mostrar 5 maneiras pra você aproveitar o Instagram Stories no seu negócio. Ou seja, são 10 dicas num único texto!

Como publicar uma história

1 – As histórias aparecem no topo do seu feed.

Instagram Stories - dicas - 01

2 – Também é possível ver as histórias das pessoas que você segue acessando diretamente seus perfis. Caso eles tenham publicado alguma história nas últimas 24 horas, suas fotos de perfil terão uma borda colorida. É só clicar ali.

Instagram Stories - dica - 02

3 – Para criar suas próprias histórias basta clicar no sinal de “+” que aparece no feed.

Instagram Stories - dica - 03

4 – Feito isso, chega a hora de criar seu vídeo de até 10 segundos. Para gravar, basta segurar o botão na parte inferior da tela. Se preferir tirar uma foto, dê um clique rápido no círculo.

Instagram Stories - dica - 04

5 – Em seguida, escreva algo com a ferramenta caneta que se encontra no canto superior direito. Ou, se preferir, utilize o “Aa” para escrever uma mensagem pré-formatada.

Instagram Stories - dicas - 05

Fácil, né? Basta apertar aquele botão centralizado na parte inferior da tela que sua história será publicada.

Agora que você já sabe como publicar uma história, vamos ao que interessa:

Como utilizar o Instagram Stories no seu negócio

1 – Esteja sempre com seu smartphone no bolso — e com a bateria carregada

Vai num evento fodástico? Faça uma história. Vai num encontro com pessoas influentes do seu nicho? Faça uma história. Festa exclusiva? História.

As pessoas adoram ver os bastidores do que acontece na vida de quem elas admiram. Confie em mim. Particularmente tenho dificuldade em fazer este tipo de coisa por considerar algo egocêntrico, mas é bom pros negócios.

2 – Bastidores

Ainda sobre bastidores: as pessoas realmente adoram isso. E você pode explorá-los de várias formas. Além dos eventos já citados, uma ótima maneira de engajar as pessoas no lançamento de um produto ou serviço é mostrar o andamento do que está sendo feito.

Quando lançamos o novo site do Projeto CR.U.SH fiz pequenas histórias do seu desenvolvimento até o grande dia. Quando ele foi pro ar, nossos seguidores já estavam preparados e ansiosos para o que estava por vir.

3 – Conte, literalmente, a história do seu negócio

Cada marca tem uma história. Agora você pode, literalmente, contá-la. Mostre como surgiu a ideia do seu negócio, como foi seu desenvolvimento e o ponto em que se encontra hoje. Esse tipo de relato serve de inspiração para novos empreendedores e cria uma ligação com a audiência.

4 – Mostre cenas inéditas

Essa serve, principalmente, pra negócios e empreendedores que possuem canais no YouTube. Ao final dos seus vídeos por lá avise que quem lhe seguir no Instagram encontrará conteúdo exclusivo em seu perfil. Pequenos fragmentos do dia a dia, cenas de bastidores, sacadas de empreendedorismo, enfim, algo que chame a atenção da sua audiência. É uma ótima maneira de aumentar o engajamento e o número de seguidores no Instagram. Lembre-se que as histórias duram apenas 24 horas, então, caso queira que seu conteúdo continue disponível na web, utilize o YouTube ou mesmo o Facebook.

5 – Códigos promocionais

Nada engaja mais do que uma boa e velha promoção, né? Se no Instagram Stories o conteúdo fica disponível por 24 horas, taí uma ótima maneira de oferecer descontos por tempo determinado. Insira o código promocional em sua postagem e pronto! A palavra promoção fará o resto.

***

E aí, você está usando o Instagram Stories no seu negócio? Tem alguma outra dica? Deixe nos comentários!

Ah, e se quiser me seguir por lá, sou o @matheusdesouzacom.

***

Matheus de Souza

PerfilAtua como Growth Hacker no Somos Fotógrafos, portal focado em ajudar fotógrafos — amadores ou não — a ganharem dinheiro com a fotografia, e também no Projeto CR.U.SH, startup focada em mobiliário digital e design open source que foi premiada no Sinapse da Inovação 2016 como uma das 100 startups mais inovadoras do estado de Santa Catarina. Escreve sobre empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade em seu blog pessoal e no LinkedIn Pulse — onde seus artigos ultrapassaram 2 milhões de visualizações.

***

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail clicando aqui. É grátis!

 

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor, growth hacker, guitarrista frustrado, marido da Laís. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016.

  • Caio

    “Particularmente tenho dificuldade em fazer este tipo de coisa” Aí você me deixa com vontade por mais inspirações além dos textos e da newsletter haha

    • Pois saiba que o YouTube está nos meus planos para 2017! 🙂