Quando mais novo, já tive algumas discussões desnecessárias no Facebook. Geralmente, sobre política. É o tipo de assunto em que as pessoas conseguem enxergar apenas um lado da moeda e não adianta você argumentar o contrário. Se tratando de Brasil, há uma polarização entre governo e oposição e diversos embates carregados de negativismo tomam conta de nossos feeds diariamente.

Outra coisa que me incomoda muito são as pessoas que compartilham notícias falsas sem ao menos checarem as fontes. “Filho do Lula é dono da Friboi“, “Jean Wyllys defende pedofilia em entrevista para a CBN“, “Cristãos queimados vivos na Nigéria“. Eu era o tipo de cara que, ao me deparar com alguma dessas lendas urbanas, fazia o serviço de utilidade pública ao comentar “cara, essa notícia é falsa“. Em alguns casos, acabava xingado por isso. E, cara, isso acabava com o meu dia.

Deixava minhas atividades de lado e aguardava ansiosamente as próximas notificações daquele debate sem sentido. Muitas vezes, inclusive, com pessoas que eu tinha um certo apreço, mas acabavam se mostrando pseudo-intelectuais que vomitam todo o tipo de preconceito nas redes sociais expondo uma clara falta de empatia.

Após um episódio específico com um conhecido que me desgastou mentalmente, onde um não conseguiu mudar a opinião do outro — e isso é o que acontece em 99% das vezes —, resolvi dar um basta e cortar a negatividade da minha vida. Falei chega para as conversas desnecessárias sobre temas polêmicos. Falei chega para tudo aquilo que estava sugando minhas energias.

Saí de alguns grupos no WhatsApp, deixei de seguir várias pessoas no Facebook (essa é uma ótima dica, você não precisa desfazer as amizades, basta parar de seguir a “pessoa negativa“, como mostra o print abaixo) e passei a controlar meu ambiente: nada de negatividade por aqui.

Produtividade - Facebook
Este é só um exemplo, não deixei de seguir minha esposa, ok? haha

Talvez isso soe meio extremo. Eu poderia ter ignorado os posts negativos? Poderia. Mas remover a negatividade por completo é muito melhor para a produtividade do que apenas ignorá-la. Mesmo não retrucando as mensagens, você provavelmente passaria algum tempo pensando naquilo. Ao não vê-las, sua mente fica mais leve e positiva.

E é isso que te desafio a fazer hoje: cortar a negatividade. Aqui vão algumas dicas pra que você faça isso.

Hack #02

Onde em sua vida você pode eliminar (ou pelo menos reduzir) a negatividade?

  • Amigos que te criticam por pensar diferente e fugir do senso comum. Primeiro tente explicar seu ponto de vista, mas talvez você precise de novos amigos.
  • Aquele trabalho que você odeia. Eu sei que você tem suas contas e precisa de um salário, mas você pode deixar seu emprego de maneira responsável. Mexa-se e procure um novo trabalho ou pense em formas de empreender.
  • Intimidações e comentários negativos em seu site ou blog. Esse é o tipo de coisa que você tem que enfrentar quando se expõe na web. Eu mesmo recebo alguns comentários negativos de vez em quando e, no começo, isso era algo que me incomodava muito. Hoje, prefiro me apegar aos 99% positivos do que aquele 1% negativo (ficou meio Wesley Safadão isso, né?). Sempre há a opção de excluir e banir esses caras.
  • Mídias sociais. Se você tem um negócio, não pode ignorar totalmente os comentários negativos, mas pode optar por respondê-los ao final do dia após ter executado suas tarefas.
  • Notícias. Menos Globo.com e mais trabalho. É importante saber o que se passa no mundo e se manter atualizado, mas é o tipo de coisa que você também pode fazer ao final do dia. Além de não perder tempo, você encontrará resumos do que realmente aconteceu de importante naquele dia.
  • Qualquer outra pessoa ou lugar que te faça arrancar os cabelos. Apenas se afaste.

Goste ou não, sua energia diária é limitada. Tipo o “HP” dos Pokémons. Portanto, não a desperdice com negatividade. Foque suas forças no que realmente importa pra você e vá em busca de suas paixões.

Há alguma área em sua vida que você pode cortar a negatividade e se concentrar no que realmente importa? Reflita e, se quiser, responda isso nos comentários.

E-book sobre produtividade

Confira meus segredos para a produtividade fazendo o download gratuito do meu e-book sobre o tema. Basta clicar na imagem para garantir sua cópia.

e-book gratuito produtividade

***

Matheus de Souza

PerfilAtua como Growth Hacker no Somos Fotógrafos, portal focado em ajudar fotógrafos — amadores ou não — a ganharem dinheiro com a fotografia, e também no Projeto CR.U.SH, startup focada em mobiliário digital e design open source que foi premiada no Sinapse da Inovação 2016 como uma das 100 startups mais inovadoras do estado de Santa Catarina. Escreve sobre empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade em seu blog pessoal e no LinkedIn Pulse — onde seus artigos ultrapassaram 2 milhões de visualizações.

***

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail clicando aqui. É grátis!

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor e freelancer em marketing digital. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Escreve também no HuffPost e no Transformação Digital.

  • Veber

    Boa tarde Matheus! Acabei de baixar o e-book sobre produtividade, gostaria de saber se você tem outros e-books – comecei a ler os seus textos há pouco mais de um mês! Se puder me enviar eu agradeço! Abraço.

    • Olá, Veber! Obrigado pelo comentário. Este é o único e-book que lancei até o momento. Até o final do ano devo liberar mais um para download gratuito.

  • ai ai ai, este texto cutucou um calo que tento curar há tempo…