Blog

  • Home

O ecossistema de uma estratégia de marketing digital começa por um bom site — otimizado para SEO, com design responsivo e um blog com conteúdo de qualidade que resolva os problemas das pessoas.

Porém, para vender produtos ou serviços, ter um site não é suficiente. Você precisa atrair os visitantes e convertê-los em clientes. Isso requer um planejamento cuidadoso e trabalho constante.

Se você está interessado em melhorar sua presença online e fortalecer sua estratégia de marketing digital, confira estas cinco dicas e parta para a ação.

Escreva sua estratégia

Isto pode parecer óbvio, mas ter sua estratégia documentada faz diferença — e muitas empresas não o fazem. Documentar o que deve ser feito e o que se está fazendo é essencial para a avaliação de métricas — o tipo de coisa que não se pode fazer verbalmente.

Tenha um plano de ação detalhado para cada tarefa. Determine prazos, escolha responsáveis, descreva o que se deve fazer e o resultado esperado. Isso pode ajudá-lo a melhorar os processos.

Determine seu público-alvo

Se você reparar em cases de marketing digital bem sucedidos, irá perceber que todos têm em comum estratégias altamente segmentadas. Um dos passos mais importantes que você precisa tomar é entender os interesses dos seus clientes. O que eles digitam em motores de busca? Por que eles visitam seu site?

Ter as respostas para esses tipos de perguntas irá ajudá-lo a direcionar sua estratégia de marketing mais diretamente para pessoas que estão abertas a realizar uma compra ou se inscrever numa lista de e-mails.

Ao invés de traçar um perfil geral do tipo “mulheres entre 25-34 anos”, você criará as chamadas buyers personas — representações semi-fictícias do seu perfil ideal de cliente baseadas em pesquisas de mercado e em dados coletados de seus clientes atuais. Por exemplo: Maria, 31 anos de idade, casada e com dois filhos, mora em Tubarão (SC), gosta de andar de bicicleta, é redatora freelancer e adepta do home office. Esse tipo de representação menos generalista lhe ajudará a criar estratégias que levem em conta localização, hábitos de consumo e fatores socioeconômicos.

Ganhe a confiança do seu público

As relações humanas são baseadas em confiança. E isso fica mais claro no mundo dos negócios, onde o dinheiro é trocado por valor. Por isso, seus clientes precisam estar no centro de todas as decisões do seu negócio. Para construir uma lealdade de longo prazo, você precisa de transparência. Isso significa, por exemplo, deixar seus clientes cientes de quais dados você tem armazenados e o porquê disso.

A pior coisa que você pode fazer, digitalmente falando, é lotar a caixa de e-mails dos seus clientes com propaganda. Essa tática pode ser um tiro no pé. Você só ganhará a confiança do seu público se entregar valor. Se em cinco e-mails você enviar cinco ofertas de um produto ou serviço, provavelmente não será mais lido a partir do sexto. Agora, caso envie quatro conteúdos que gerem algum valor antes de fazer sua propaganda, a chance de conversão é muito maior.

Construa uma relação de confiança baseada em integridade e honestidade. Respeite o direito do cliente de controlar sua vida digital e com certeza você será lembrado.

Entregue conteúdo relevante, útil e original

Ter um blog dentro do seu site é a maneira mais fácil e eficaz de atrair visitantes. Além disso, se você quiser melhorar o SEO, deverá colocar o conteúdo em primeiro lugar. Uma forte estrutura de páginas e links internos manterá o usuário interessado no que você tem a dizer.

Você deve criar conteúdo regularmente para manter os visitantes engajados e dar aos motores de busca novas informações para os resultados das pesquisas. Isso significa que, além da qualidade, seus textos devem ser exclusivos. Nada de copiar e colar. Existem milhares de blogs por aí, então a única maneira de se diferenciar é entregando algo novo e intrigante.

Mantenha-se flexível

Se há uma garantia no mercado é a de que ele está em constante mudança. E, quando isso ocorre, as tendências e preferências dos clientes e leitores também mudam. Assim, além de se preocupar em entregar algo único, você precisará de estratégias pontuais de marketing digital. Esteja atento ao que está acontecendo ao seu redor e aproveite-se dos hypes da internet.

Estratégias de marketing digital estão por toda parte. No entanto, muitas são uma média de táticas simples e, por vezes, irrelevantes. Para se destacar é preciso pesquisa, planejamento e previsão. Um pouco de esforço extra e você terá resultados fenomenais. Então, não se contente com o “feijão com arroz”. O Facebook, por exemplo, é apenas uma ferramenta em meio a tantas outras do marketing digital. Não baseie a estratégia da sua empresa apenas nele.

Determine seu alvo, faça sua pesquisa, documente os resultados e mantenha-se flexível. Siga essas dicas e prepare-se para ter um fluxo de clientes fiéis.

***

PS: Muitos de vocês me adicionaram em meu perfil pessoal no Facebook. Adicionei algumas pessoas, mas as solicitações continuaram aumentando e tomei a decisão de criar uma fanpage. Isso facilita para os dois lados. Vocês não precisam ver minhas postagens pessoais e eu posso ter um controle de público. Por isso, peço que curtam minha páginaBasta clicar aqui para acessá-la.

***

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail clicando aqui. É grátis!

 

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano