Blog

  • Home

Meu horário de trabalho foge do tradicional 08h às 18h. Trabalho das 12h30 às 22h numa faculdade. Esse horário, como qualquer outro, tem suas vantagens e desvantagens. A maior desvantagem, na minha opinião, era chegar em casa super cansado, dormir tarde e acordar tarde no dia seguinte. Embora não sofra com o trânsito como a maioria dos que me leem (me desloco de bicicleta e levo 15 minutos no trajeto casa-trabalho), às 11h30 da manhã tenho que parar minhas atividades e me preparar para o trabalho. Agora imagine ir dormir às 02h da manhã e acordar às 09h no outro dia. Não me restava muito tempo para fazer qualquer coisa além de navegar no buraco negro da internet. Eu estava entrando em colapso! Físico e mental.

Depois de muito estudar sobre produtividade, percebi que os principais autores diziam que a maneira como você começa seu dia é fundamental para sua saúde física e mental. Independente se você trabalha das 08h às 18h ou das 12h30 às 22h.

E como estabelecer uma rotina matinal eficaz? Através de hábitos. Hábitos bem simples, na verdade. Precisei de apenas três deles para tornar minhas manhãs mais produtivas e, de quebra, não reclamar mais de cansaço ao longo do dia.

Os hábitos a seguir funcionaram comigo, mas você não precisa necessariamente segui-los à risca. Experimente atividades diferentes e, assim que encontrar a sua fórmula perfeita, coloque-a em sua rotina diária.

Durma cedo e acorde cedo

Sempre tive o pensamento que rendia mais de madrugada. Ficava acordado até altas horas tomando várias e várias xícaras de café para manter os olhos abertos. Até que um dia experimentei fazer diferente e senti os benefícios de dormir cedo e acordar cedo.

Hoje tento dormir no máximo às 00h (o ideal, pra mim, seria às 23h30). Antes de ir pra cama preparo minhas tarefas do dia seguinte. Coisas simples e banais como separar a roupa que vestirei no outro dia e preparar meu café da manhã. Isso eu aprendi com o Gabriel Goffi. Nossa mente precisa tomar decisões o tempo todo. Decidir ao fim da noite essas tarefas simples como escolher uma roupa ou o que comer deixa sua mente fresquinha para tomar decisões importantes no dia seguinte, não a sobrecarregando com coisas banais. Não esqueça que nosso corpo é uma máquina. Além disso, defino minhas prioridades para o dia seguinte. Ontem antes de dormir, por exemplo, defini que escreveria esse texto. Dessa forma, ao acordar hoje, às 6h30 como venho fazendo, apenas executei essas tarefas. Não desperdicei tempo e energia tomando pequenas decisões.

Café da manhã reforçado

Desenvolver hábitos ruins é mais fácil do que o contrário, né? Além de dormir tarde e acordar tarde, não sei ao certo o motivo, mas, por boa parte da minha vida coloquei em minha cabeça que não conseguia comer nada pela manhã. Minha primeira refeição do dia era o almoço. Hoje, tenho um café da manhã reforçado. No começo foi difícil, mas com o tempo tornou-se um hábito. Não sou nutricionista, por isso não indicarei o que você deve comer, porém, o que posso dizer é que minha refeição contém frutas e proteína. Isso me dá energia até o almoço.

Exercite-se

Terminei o ensino médio em 2006 e, de lá pra cá, levei uma vida sedentária. Passei boa parte desses anos sentado na frente de um computador. Percebi o estado deplorável que meu corpo se encontrava numa pelada com o pessoal do trabalho no final de 2015. Não consegui correr 5 minutos. Decidi, então, que deveria me exercitar. Não para me tornar um atleta de elite, mas para movimentar meu corpo pelo menos 1h por dia. E, hoje, posso dizer que essa caminhada matinal é uma das melhores coisas do meu dia. Ela é bem simples, na verdade. Meia hora de ida e meia hora de vinda. Além de exercitar o corpo, exercito a mente. Já tive vários insights enquanto andava distraído pela cidade.

Conclusão

Hoje minha rotina começa no dia anterior. Tomo as decisões banais do dia seguinte, tento ir dormir entre 23h30 e 00h, acordo às 06h30, tomo um café reforçado e vou caminhar. Lá pelas 08h chego em casa, totalmente ativo e disposto para mais um dia. É bem interessante perceber no trajeto as pessoas indo trabalhar com cara de sono e resmungando enquanto minha mente está borbulhando desde bem cedo.

Sei que pra quem trabalha em horário comercial uma rotina dessas é mais complicada de se gerenciar, mas quem sabe você consiga adaptar alguma coisa dela. Garanto que seus dias serão mais produtivos! Lembra que falei que 11h30 tenho que parar minhas atividades? Pois bem, ainda são 10h45 e já fiz tudo o que tinha para fazer pela manhã. Acho que vou jogar video-game…


Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano