Blog

  • Home

Primeiramente, SEO e CEO são coisas diferentes. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization. CEO significa Chief Executive Officer. Dito isso, vamos ao que interessa!

Você cria um site e/ou um blog, escreve um montão de conteúdo, utiliza uma estratégia marota de inbound marketing, só que ninguém consegue encontrá-lo no Google. Por que isso acontece? Por causa de três letrinhas: SEO.

Search Engine Optimization é o ato de alterar ou otimizar seu site e seu conteúdo para motores de busca como o Google, por exemplo. Sabe quando você pesquisa algo e aparece uma lista com o conteúdo mais revelante sobre o tema? Eles não estão lá por acaso. Estes resultados são chamados de Search Engine Results Pages (SERPs) e, de modo geral, os sites que aparecem nas SERPs recebem um grande tráfego de usuários.

Os motores de busca utilizam seus próprios algoritmos para determinarem quais sites aparecem em suas SERPs. Enquanto os algoritmos estão em constante evolução, uma constante permanece: o seu site precisa ter uma boa navegação e ter conteúdo revelante.

Boa navegação significa fazer melhorias em suas páginas, como hyperlinks internos, URLs amigáveis e um mapa do site para que os visitantes possam encontrar facilmente e rapidamente o que estão procurando.

Já a relevância é julgada pelo seu conteúdo. Ao incluir as palavras-chave no metatags do seu site e de todo o seu conteúdo, você está indicando para os motores de busca que seu site contém informações relevantes.

A combinação destes fatores pode convencer de forma efetiva os motores de busca a colocarem seu site ou blog no topo das SERPs. No entanto, SEO não é apenas sobre a construção de sites amigáveis para motores de busca. Trata-se de fazer o melhor site para a navegação dos usuários. Este processo pode levar tempo e muito esforço.

Há vários e vários tutoriais na internet sobre como posicionar melhor o seu site nas SERPs. Agora é com você! Utilize os mesmos mecanismos de busca para se tornar um expert em SEO!


Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano