Eficiência é o ponto crucial por trás da produtividade de cada empreendedor. Numa era em que as pessoas dizem não ter tempo para nada, fazer a gestão das suas 24 horas diárias é algo cada vez mais difícil. Felizmente, a tecnologia — para não ser injusto, as pessoas por trás dela — está nos ajudando com alguns life hacks. São apps e ferramentas que ajudam na sua produtividade e na comunicação com sua equipe.

Essa pequena lista não só deve maximizar sua produtividade como melhorar seus resultados.

Produtividade

Evernote: Aplicativo multi-plataforma projetado para a tomada de notas, organização e arquivamento. Permite ao usuário capturar, organizar e encontrar informações de forma contínua.

Dropbox: Engloba ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos baseados em nuvem, dando-lhe acesso aos seus arquivos tanto no computador como em seu smartphone.

Google Docs & Drive: Serviço de armazenamento em nuvem que permite armazenar seus documentos, fotografias, vídeos e outros arquivos. Além do Drive, você também pode usar o Google Docs, uma versão online e gratuita do Pacote Office.

Comunicação

Skype: É um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, chat de voz e vídeo. O Skype oferece ferramentas de colaboração para empresas de qualquer tamanho. Para conferências de vídeo com um grande grupo de pessoas, por exemplo, o Skype é a melhor escolha.

Periscope: Aplicativo de streaming de vídeo ao vivo. Ele notifica imediatamente os seguidores, lhes dando a oportunidade de participarem e comentarem o seu feed em tempo real.

Trello: É um aplicativo de gerenciamento de projetos que, além de permitir a gestão de uma equipe, pode lhe ajudar com a criação de checklists de tarefas. Além de organizar suas tarefas, o Trello permite a integração com outros aplicativos.

Gestão

Slack: Ferramenta de colaboração em equipe que lhe permite uma comunicação centralizada. Dispõe de salas de chat organizadas por tema e se integra com serviços de terceiros como o Trello, por exemplo.

BIZixx: Sistema de gerenciamento de projetos cuja principal função é acompanhar o trabalho do dia-a-dia que está sendo feito. É uma ferramenta essencial para iniciantes.

Flowdock: Aplicativo de colaboração de equipe que permite aos membros conversarem via caixa de entrada compartilhada. Usando esta ferramenta as equipes podem manter-se atualizadas em questão de segundos. Ótima solução para avisos de extrema importância.

Marketing

MailChimpSolução de e-mail marketing que lhe permite realizar campanhas e acompanhar as estatísticas das mensagens enviadas. Oferece também plugins para a criação de listas em sites e páginas do Facebook.

Buffer: Aplicativo que permite programar e postar atualizações para várias redes sociais ao mesmo tempo. Os usuários também podem vincular suas contas e analisar estatísticas de suas mensagens enviadas. Isso ajuda a ajustar a estratégia de marketing para melhores resultados.

HootSuite: É um popular painel de mídias sociais. Assim como o Buffer, permite programar e atualizar suas redes sociais. Ele possui amplas ferramentas que podem lhe ajudar a aumentar sua base de tráfego e seu número de seguidores.

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor, growth hacker, guitarrista frustrado, marido da Laís. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016.