Blog

  • Home

“Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. (PICASSO, Pablo)

Essa famosa citação de Picasso é a premissa do best-seller Roube como um Artista, livro de Austin Kleon. Com base em sua apresentação no TEDx em 2012, Kleon nos mostra como “roubar” ideias de tudo o que nos rodeia e combiná-las entre si (juntamente com nossas próprias ideias) para criar algo inteiramente novo.

Este é um livro pequeno, mas com grande efeito; daqueles para ler em uma sentada.

No texto de hoje, trago uma compilação com 10 insights sobre criatividade baseados na obra de Kleon.

1- Roubar como um artista

Foi Mark Twain que disse uma vez:

“Não existe uma nova ideia. É impossível. Nós simplesmente pegamos um monte de ideias antigas e, então, as colocamos em um tipo de caleidoscópio mental”.

Nada é original. Cada trabalho criativo tem e sempre terá sido influenciado por outra coisa.

O que você pode fazer?

Ao invés de tentar ser original, foque em como você pode remixar, transformar e melhorar as ideias existentes — construindo a partir delas.

Crie a sua arte através de coisas que você vê diariamente. Roube ideias de seus amigos, familiares, colegas, músicas, filmes, livros e tudo o mais que você encontrar. 

2 – Não espere até saber quem você é para começar

Se você está escrevendo, criando um novo produto ou planejando estratégias para resolver um problema, o único pré-requisito para começar a criar é esquecer quem você é.

O que você pode fazer?

Copie aqueles que você admira. Estude as referências das suas referências.

Eventualmente, você vai adaptar essas ideias para sua própria abordagem e terá evoluído a partir da cópia. Uma vez que seu próprio estilo seja formado, outros vão começar a copiar você.

3 – Escreva o livro que você quer ler

Dá para escrever um livro técnico e informativo de forma criativa?

Dá.

É fácil fazer isso?

Não; mas você inspirar-se em outros gêneros para tornar a sua obra única.

Meu livro Nômade Digital, por exemplo, foi finalista do Prêmio Jabuti; um dos principais prêmios literários do Brasil.

O que você pode fazer?

Escreva sobre as suas obsessões; escreva o livro que você está morrendo de vontade de ler.

Viajar é uma das minhas principais paixões. Entre um capítulo e outro de Nômade Digital, escrevi crônicas sobre as minhas viagens; isso deu um ar mais literário ao livro. Durante o processo de escrita, li diversas obras do gênero e evitei ao máximo ler livros de negócios ou sobre trabalho remoto.

Seu remix de ideias será mais interesse do que escrever mais um livro técnico reiterando o que muitos já disseram antes de você.

4 – Use as mãos

De acordo com Kleon, “os computadores roubaram o sentimento de que estamos verdadeiramente fazendo coisas”.

Temos dois modos de funcionamento: digital e analógico. O autor sugere que, devido a tecnologia, estamos perdendo o segundo.

O que você pode fazer?

Programe um tempo longe do computador e da internet para usar as mãos. Escrever, desenhar, construir — fazer qualquer coisa física que crie um resultado tangível.

Algo tão simples como tomar notas num papel durante a sua próxima reunião de equipe ao invés de utilizar o computador pode ajudá-lo a canalizar essa energia.

Como Stanislas Dehaene, psicólogo no Collège de France, em Paris, disse ao New York Times, “(…)quando a mão escreve, um circuito neural exclusivo é automaticamente ativado. (…) há uma espécie de reconhecimento por simulação mental em seu cérebro. Aprender fica mais fácil”.

5 – Projetos paralelos e hobbies são importantes

Pratique a “procrastinação produtiva” trabalhando em projetos paralelos e passatempos que levem sua mente para fora do trabalho e não tenham um propósito de ganhar dinheiro.

Passatempos como estes agem como uma forma de meditação e dão ao seu cérebro a chance de descansar e recarregar.

O que você pode fazer?

Reserve um tempo para não fazer nada.

Muitos profissionais criativos têm as suas melhores ideias durante passatempos simples como caminhar, jogar videogame ou mesmo limpar a casa. Como a artista Maira Kalman diz: “Evitar trabalho é a maneira de focar minha mente.”

6 – Faça um bom trabalho e compartilhe com as pessoas

No início, obviamente, você terá um pequeno público. Aproveite. Nessa fase você tem a chance de experimentar diferentes abordagens sem ter a pressão de ser alguém de renome dentro do mercado que atua.

O que você pode fazer?

Foque em criar um grande trabalho; melhore-o de forma constante e compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir.

Aproveite as críticas como uma forma de aperfeiçoar seu produto ou serviço. Observe não só os grandes players do seu setor como também os de outros. Eles lhe ajudarão a obter novas perspectivas e melhorar o seu trabalho ainda mais.

7 – A geografia não manda mais em nós

Quanto mais você viaja, mais conhecimento adquire e, como já escrevi aqui, menos preconceituoso você fica.

O que você pode fazer?

Você não precisa necessariamente sair do país para encontrar inspiração.

Vá para a praia, dirija até uma cidade vizinha, pegue um ônibus para outro estado. Estar em movimento lhe ajudará a deixar a sua zona de conforto e fazer novas conexões mentais.

8 – Seja legal (o mundo é uma cidade pequena)

Concentre-se em fazer novos amigos e ignorar os inimigos.

É fácil se distrair e ficar tentado a responder comentários negativos, mas, isso é improdutivo. Evite entrar em discussões desnecessárias. Nada de tretar no Twitter (agora é X, né?).

O que você pode fazer?

Cerque-se de pessoas criativas e que tenham sucesso em determinada área.

Quando você está rodeado dos melhores, se adapta mais facilmente ao nível deles.

E, quando falo em cercar-se, não precisa necessariamente ser algo físico. Eu, por exemplo, adoro a newsletter do próprio Austin Kleon e os vídeos do Nathaniel Drew. Eles não fazem parte do meu círculo social (o Nathaniel Drew também mora em Paris; espero que seja questão de tempo haha), mas os tenho como mentores e procuro absorver o máximo dos conteúdos publicados pelos dois.

9 – Seja chato (é a única maneira de terminar um trabalho)

As pessoas que são produtivas geralmente (geralmente!) levam uma vida mais chata. Criatividade requer energia, então você deve cuidar de si.

Mantenha uma dieta saudável, pratique exercícios diários e tenha uma boa noite de sono. Rotinas previsíveis, bons níveis de saúde e energia permitem que você seja mais produtivo.

O que você pode fazer?

Crie hábitos.

Organize uma lista de tarefas de um jeito que lhe agrade e as cumpra. Já ouviu aquele papo de que uma tarefa executada por 21 dias seguidos se torna um hábito? Então…

10 – Criatividade e subtração

Estamos sendo vítimas de uma sobrecarga de informação. São as notificações do celular que não param de pipocar na tela, o feed do Instagram que parece um buraco negro, aquele vídeo curtinho do Tik Tok que acaba lhe prendendo por bem mais que 15 segundos.

O que você pode fazer?

Crie limites para remover as distrações do seu dia a dia e manter o foco no trabalho.

Precisa se concentrar em algo? Coloque seu celular em modo avião. Os smartphones são uma armadilha. É praticamente irresistível não clicar naquelas 12 mensagens recebidas no WhatsApp. Deixe de fora o desnecessário e foque no seu objetivo.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano