Blog

  • Home

Não, este texto não contém uma fórmula mágica. Também não é um guia definitivo, tampouco um novo modelo de pirâmide. Meu objetivo é te ajudar com o básico. Digamos que você seja um novato no mundo das vendas online. Neste caso, está no lugar certo. Este texto é pra você. Confira estes cinco passos básicos para quem quer entrar no e-commerce.

Procure clientes betas antes de lançar seu produto ou serviço

Eu sei que é difícil, mas, evite pedir a opinião de familiares e amigos para validar sua ideia de negócio. Sua namorada provavelmente dirá que seu produto é o mais inovador que ela já viu, por exemplo. Exageros à parte, pessoas emocionalmente ligadas a você são mais propensas a pensar que sua ideia é a melhor coisa desde que Zuckerberg lançou o Facebook. Obter uma validação de mercado de pessoas que não fazem parte do seu círculo social é o mais indicado. Antes de lançar seu produto em larga escala, meça a febre da galera através de uma campanha de crowdfunding, como já falei por aqui. Uma outra opção é utilizar um questionário do Google e enviar para contatos do setor em que pretende atuar.

Tenha um site

Básico do básico. Se você pretende ganhar dinheiro online, precisa ter uma presença digital. Porém, ter um site não basta. Você deve utilizá-lo para conseguir clientes. Como? Lembra quando falei aqui sobre inbound marketing? O caminho é esse. Tenha dentro do seu site um blog corporativo. Crie conteúdo de modo que atraia audiência através de ferramentas de busca como o Google. O marketing de conteúdo deixou de ser diferencial e tornou-se indispensável dentro do e-commerce.

Conheça seus concorrentes e clientes

Ok, esse é um princípio básico da Administração. Porém, estamos falando de um lugar onde a fonte de informação é ilimitada. Se você vende alarmes de incêndio, por exemplo, não busque apenas por empresas do gênero. Procure por sites sobre segurança domiciliar. Essas empresas complementares lhe ajudarão a entender melhor o mercado e o comportamento dos clientes. Feito isso, volte para o inbound marketing e pense numa estratégia para atrair até seu site o cara que digita no Google “dicas para segurança em casa”. Utilize os Alertas do Google para saber o que estão falando sobre seu mercado na web. Monitore palavras-chaves em redes sociais. Esteja sempre em alerta.

Crie um plano de ação para as vendas

Crie parâmetros. Quantos produtos ou assinaturas de serviço você precisa num mês para ter X de lucro? Uma maneira de alcançar o X é descobrir qual a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa. Se você trabalha com decoração, vale a pena investir no Instagram e no Pinterest. Se presta um serviço tradicional, aposte nos anúncios do Facebook. Se adotou uma estratégia de inbound, colete e-mails em seu blog através de um plugin do MailChimp e dispare suas novidades para seus leads.

Faça você mesmo

Se seu orçamento é limitado e você precisa economizar dinheiro, a mentalidade do it yourself deve virar seu mantra. Essa prática, além de diminuir os custos, permite você ter um controle maior dos processos e da marca em si. No YouTube você encontra os mais diversos tutoriais sobre os mais diversos temas. Se quiser se aprofundar em algo, tente um curso online e gratuito em serviços como o Coursera ou o Veduca. Utilize o tempo perdido no trânsito ou em filas para ouvir podcasts. Entender pelo menos o básico de cada processo da sua empresa aumenta em muito suas chances de ter sucesso.

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano