Blog

  • Home

Aristóteles já nos deu a dica que temos que ter uma vida que valha a pena ser vivida em “Ética a Nicômaco”. Para muitos de nós, a vida que vale a pena ser vivida tem uma relação direta com nosso trabalho. Há cada vez mais casos de pessoas que entraram em depressão por odiarem o que fazem. Mas, a vida precisa ser assim? Precisamos esperar a tão sonhada aposentadoria para curti-la? Se a resposta é não, então é possível ganhar dinheiro fazendo o que gosto?

Bom, você deve ter algum hobby, correto? Alguma atividade que preencha seu tempo e lhe faça feliz. Por que não tentar ganhar dinheiro com ela? Não há uma fórmula mágica para que isso aconteça e você largue seu emprego de tempo integral amanhã, mas, quem sabe as dicas abaixo lhe ajudem com uma renda extra, por enquanto.

Enquanto você lê, lembre-se que começar um negócio, mesmo que apenas como uma renda extra, pode ser algo bem trabalhoso. Você terá contratempos no início, mas se o seu coração está nele, você certamente terá sucesso. Faça isso por amor, não apenas por dinheiro. O dinheiro vem depois da paixão.

Bom, aqui vão algumas dicas para ajudá-lo nesse início.

Venda produtos

Você gosta de fazer coisas no estilo do it yourself? Artesanatos, móveis, roupas, etc. Por que não ganhar dinheiro com isso? Certifique-se que você tenha algo especial que ninguém mais tenha. Você pode começar localmente, mas, utilizando a internet poderá levar sua criação para qualquer lugar do mundo.

Envolva outras pessoas

Alguns hobbies, como tocar algum instrumento, são ótimos para engajarem pessoas. Ensinar alguém a tocar guitarra ou bateria, por exemplo, pode ser muito rentável. E, hoje em dia, isso pode ser feito até por Skype. Faça um canal no YouTube com vídeos de você tocando seu instrumento, crie um site com seus serviços, escreva dicas em um blog. Há várias maneiras de você mostrar como é bom naquilo.

Encontre um emprego relacionado

Alguns passatempos não são fáceis de se transformar em um negócio. Pesquise sobre trabalhos que tenham a ver com seu hobby. Ama flores? Seja jardineiro. Hoje faltam profissionais para serviços braçais. Ama malhar? Seja um personal trainer. As dicas de divulgação para o cara que toca um instrumento também servem pra você. É muito bom em determinado assunto? Seja consultor, dê palestras, escreva ebooks. Encontre uma carreira onde possa compartilhar seu entusiasmo e conhecimento com terceiros. Pode ser divertido!

Escreva

Você já deve ter ouvido sobre a onda de blogueiras de moda, né? Talvez você não goste de vender ou ensinar, então escrever sobre seu hobby e compartilhar sua paixão pode ser sua fonte de renda. Quanto mais conteúdo você escrever, mais chance de aparecer em ferramentas de busca como o Google (meu artigo sobre inbound marketing pode te ajudar com isso). A medida que seu número de visitantes for aumentando, você pode ganhar algum dinheiro com a venda de espaços publicitários. No caso das blogueiras de moda, por exemplo, muitas vezes elas são pagas por grandes marcas para usar e divulgar algum look. Ou você acha que elas citam as marcas de graça? Não existe almoço grátis, alguém já disse isso.

Tire fotos

Qualquer coisa pode ser fotografada. Produtos, pessoas, animais. Existem diversos sites e redes sociais onde você pode divulgar suas fotos. Descubra o que você gosta de fotografar e transforme sua paixão em trabalho. Desde a invenção da primeira câmera fotográfica as pessoas ganham dinheiro com isso.

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!

Escritor, educador e TEDx Speaker. Autor de "Nômade Digital", livro finalista do Prêmio Jabuti.
Escrita criativa: o que é e como ela pode te ajudar 5 livros para conhecer a obra do escritor Anton Tchekhov 5 livros para conhecer a obra do escritor Nikolái Gógol 4 livros para conhecer a obra da escritora Elena Ferrante 4 livros para conhecer a obra do escritor Milan Kundera 4 dicas do curador do TED para você falar bem em público 4 dicas para você vender mais na Black Friday 5 livros para conhecer a obra do escritor Jorge Amado 4 livros para conhecer a obra do escritor Rubem Braga 4 livros para conhecer a obra do escritor Eduardo Galeano