Tendências na área de Recursos Humanos para 2016

As tendências na área de recursos humanos mudam tão frequentemente quanto as do mundo da moda (se não mais). Isso se deve ao fato de a indústria estar em constante evolução, se adaptando rapidamente às novas tecnologias e ferramentas. O comportamento dos funcionários também está mudando e as pequenas empresas, principalmente, precisam ser flexíveis para mantê-los. Se você está à frente de um grande departamento de RH ou é o único profissional da área em sua empresa, familiarize-se com estas tendências emergentes para 2016 e esteja um passo a frente da concorrência.

Geração Z chegou

Você já ouviu falar sobre as gerações X e Y, mas agora você precisa saber sobre a geração Z. Estes indivíduos nasceram entre 1995 e 2010 e muitos deles estarão terminando a faculdade em 2016. Alguns, inclusive, já estão no mercado de trabalho em posições de entrada, como jovens aprendizes, estagiários ou assistentes. Você pode se antecipar e recrutar novos talentos que estão terminando o ensino superior antes que concorrentes os contratem.

Geração Y está em cargos de liderança

A geração Y   já aparece em posições de liderança. De acordo com um estudo realizado pela Elance oDesk, 27% deles já trabalham em cargos gerenciais e, em dez anos, esse número deve aumentar para 47%. Porém, essa geração pode não estar treinada o suficiente para lidar com as novas tarefas. Então, se você pretende promover um Y para uma posição mais elevada, comece a treiná-lo para seu novo papel em 2016.

Seja transparente com seus funcionários

Em tempos de crise, remuneração e segurança no trabalho continuam sendo muito importantes, mas a tendência em períodos como estes é que os funcionários sejam leais com empresas transparentes e honestas. Uma política de portas abertas e transparência poderá evitar que seus funcionários pulem do barco e enviem seu currículo para a concorrência. Então, compartilhe a situação da sua empresa com seus colaboradores, discuta questões importantes e faça-os entender como são importantes para o sucesso da organização.

Você precisará reter seus talentos

Devido às mudanças geracionais em 2016, com a geração Z chegando ao mercado e a Y em posições de liderança, as pequenas empresas sentirão dificuldade em reter seus talentos. De fato, estima-se que 86% dos funcionários estarão em busca de promoções ou mesmo um novo emprego. Para manter seus funcionários, você precisa criar uma cultura que permita que os empregados criem laços de amizade, socializem e sintam-se ligados ao trabalho.

Mídias sociais serão ferramentas cada vez mais importantes para o recrutamento

Nos últimos dois anos, as mídias sociais tornaram-se uma ferramenta popular de ajuda para o recrutamento, mas esta é uma tendência que deve aumentar em 2016. Estima-se que 58% dos trabalhadores são mais propensos a candidatarem-se a uma vaga de uma empresa que utiliza as mídias sociais. Então, se o seu pequeno negócio ainda não utiliza ferramentas como Facebook ou LinkedIn, chegou a hora de fazê-lo.

Recursos HumanosE então, preparados para os novos desafios da área do RH para 2016? Você pode manter-se competitivo através da compreensão das diferentes gerações, trabalhando duro para atrair os melhores funcionários e, claro, mantendo os já existentes.

Faça parte do meu grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor, growth hacker, guitarrista frustrado, marido da Laís. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016.

  • Uia, uia, uia, quanta coisa.