Dando continuidade a série sobre a cena musical nórdica, hoje o país da vez é a Noruega. A música norueguesa vai bem além do mítico a-ha e seu hit Take On Me. Confiram essa seleção que separei para vocês.

Kings of Convenience

Nos últimos 5 anos, talvez o que eu mais tenha escutado. O folk do duo tem um quê de bossa nova, inspiração confessa por eles, que já se arriscaram algumas vezes cantando Garota de Ipanema e Corcovado em português. No vídeo abaixo, uma performance intimista de uma das minhas músicas favoritas, Misread.

Plus: Você está passeando pela praia de Ipanema. De repente, observa um grupo de pessoas em volta de dois branquelos tocando violão. Se aproxima e percebe que se trata dos rapazes do Kings of Convenience dando uma palhinha. Que tal?

The Whitest Boy Alive

Embora oficialmente a banda tenha sido formada em Berlim, na Alemanha, The Whitest Boy Alive ganha uma menção honrosa pelo fato de seu fundador ser o norueguês Erlend Øye, metade do Kings of Convenience. Eles se definem como uma banda pop, mas seu som varia entre o indie rock e a música eletrônica (Erlend também é DJ, vale a pena conferir seu trabalho solo). Escutem a empolgante Burning.

Röyksopp

Duo de música eletrônica que mistura diversos estilos em sua música. Figurinha carimbada na trilha sonora de séries, filmes e games. Assistam essa performance de Eple no prestigiado Glastonbury.

Kakkmaddafakka

Ok, tente falar o nome dessa banda de indie rock com a boca cheia. Suas músicas incluem elementos de rock, hip hop, reggae, disco, R&B e house. São conhecidos por suas apresentações enérgicas, como essa abaixo, de seu maior sucesso, Restless.

* * *

Eles são hors concours em qualquer lista sobre a música norueguesa. Pra encerrar esse post: a-ha, com Take On Me.

* * *

Parte #1 – Dinamarca.

Parte #2 – Finlândia.

Parte #3 – Islândia.

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor e freelancer em marketing digital. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Escreve também no HuffPost e no Transformação Digital.