A segunda parte da série “O que é que os nórdicos tem?” apresentará bandas finlandesas que você deve ouvir. A cena musical no país é dominada pelo metal, mas, como essa não é minha praia, você não encontrará nenhuma banda do gênero por aqui.

The Rasmus

Banda de rock alternativo que ganhou o reconhecimento mundial em 2003, com o lançamento de seu quinto álbum, Dead Letters, impulsionado através da enérgica In The Shadows, que você deve conhecer e pode refrescar a memória no vídeo abaixo.

Poets Of The Fall

Uma das bandas finlandesas mais bem conceituadas na Europa. Cada single lançado atinge as listas de mais ouvidas da Finlândia. Se você joga videogame, talvez já tenha ouvido os caras nas trilhas sonoras de Alan Wake e Max Payne 2. Ouçam a excelente Carnival Of Rust. A voz do vocalista Marko Saaresto lembra a de Eddie Vedder, do Pearl Jam.

Satellite Stories

A banda despontou em 2012 antes mesmo de lançar um álbum completo. Eles tinham apenas dois EP’s lançados – seis músicas ao todo –, quando viraram um grande hype na internet. Hoje, já possuem dois álbuns lançados. Os caras fazem um indie pop alegre e dançante, incomum em um país gelado que é dominado por bandas de metal. No vídeo abaixo, uma versão acústica de Kids Aren’t Save In The Metro.

Husky Rescue

Deixei por último minha banda favorita finlandesa que, curiosamente, é a que conheço a menos tempo. Capitaneados por Marko Nyberg, fundador da banda, o Husky Rescue faz um som ambiente inspirado pelo cinema, fotografia e o clima gelado da Finlândia. As melodias são hipnóticas e, apesar de eu tê-los conhecido apenas este ano, a notoriedade veio em 2004, com o álbum Country Falls. Fiquem com a bela Sound of Love, num vídeo que transmite a atmosfera criada pela banda.

Parte #1 – Dinamarca.

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor, growth hacker, guitarrista frustrado, marido da Laís. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016.