Hoje começo uma série de #5 Hacks de Produtividade — ou mais, dependendo dos feedbacks. As dicas serão publicadas sempre às quartas-feiras.

Nos últimos meses tenho pesquisado e escrito bastante sobre produtividade. Tenho focado em conteúdos que ajudem profissionais criativos no que realmente importa: criação — seja você um escritor, blogueiro, fotógrafo, profissional de marketing e afins.

O tema virou quase que uma obsessão pra mim.

Mas, recentemente, um amigo me fez olhar para a produtividade sob uma nova ótica. Ele disse: “Eu não sei porque consigo cumprir os prazos no trabalho para o meu chefe, mas nunca os meus pessoais”.

No momento em que ouvi isso, me veio à mente a ideia de “autocuidado”. Ou seja, cuidados pessoais — respeitar a si mesmo. Por que não respeitamos a nós mesmos e nossos prazos tanto quanto respeitamos terceiros?

Nós provavelmente nunca diríamos “não” aos nossos chefes para uma reunião marcada às 07h da manhã, mas certamente muitos diriam “não” para si ao pensar em realizar um projeto pessoal neste horário, seja um exercício físico ou a criação de um conteúdo.

  • Nós acordamos cedo para alguém, não para nós mesmos.
  • Trabalhamos para alguém quando estamos doentes.
  • Trabalhamos para alguém quando estamos cansados.
  • Honramos nossos compromissos e obrigações com outras pessoas.

Veja bem, não estou dizendo que você não deva fazer essas coisas — exceto a parte de trabalhar quando está doente. O ponto é: por que quando se trata dos nossos próprios objetivos e projetos, não os tratamos como fazemos com o trabalho de outras pessoas?

Hack #01

  • Se você está pensando em acordar às 06h da manhã para realizar um objetivo pessoal: faça.
  • Se você está pensando em aproveitar um horário vago no seu dia para aprender algo novo, pense na melhor maneira de fazer isso, trate esse tempo como trataria qualquer compromisso importante e: faça.
  • Se você quer que seu projeto pessoal esteja pronto em 6 semanas, crie um cronograma detalhado com todas as ações que você precisa desempenhar até lá e: faça.

Você é o patrão da sua vida. Seus projetos pessoais dependem apenas de você — para o bem e para o mal. Portanto, cuide de si e do seu tempo.

Se deseja gerenciar seu tempo, cumprir seus prazos e realizar seus objetivos para que seus sonhos se tornem realidade, para de pensar que seus projetos paralelos são apenas um hobby e pense nisso como um trabalho. É assim que faço com o meu blog. É por isso que, desde janeiro, todas segundas, quartas e sextas-feiras tem texto novo meu por aqui. Transformei um hobby em trabalho e o tornei um hábito. Agora faz parte da minha rotina — e da minha vida.

Quem sabe assim seu hobby se transforme num trabalho remunerado. Aposto que este é o sonho de muita gente. Acertei?

28 anos, catarinense, escritor, empreendedor, growth hacker, guitarrista frustrado, marido da Laís. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016.

  • Muito bom.

  • É aquilo que já sabemos mas não queremos acreditar, tendeu?! Excelente!

    • Tendi, Fábio! É isso mesmo. Mas alguém precisa escrever sobre o óbvio, haha! Obrigado pelo comentário! 🙂

  • Só falou verdades! Muito bom, seus artigos sempre dão ânimo!

    • Muito obrigado! Comentários como o seu também sempre me dão ânimo para continuar escrevendo! 🙂

  • Excelente! Adoro os seus artigos, continue assim! 🙂

    • Muito obrigado, Melina! Continuo em razão de comentários como o seu! Eles que em inspiram! Hehe! 🙂

  • joel miranda

    Matheus, me identifiquei com seu blog de cara, estava procurando conteudo que me transformasse, estou lendo todos os seus textos, parabens.

  • Caio

    ~Lá vem o Caio com o comentário longo rs ~
    Eu estava refletindo mais ou menos sobre isso esses dias, como é fácil você dizer “vou acordar amanhã cedo e correr um pouco” aí na hora você decide deixar pro próximo dia e isso acontece todo dia.

    Agora que comecei a faculdade, estou em um curso de inglês online bacana e não estou trabalhando, tenho muito tempo vago e isso se tornou uma arma, pois as vezes o sentimento do “vejo depois” quer aparecer.

    Ótimo texto esse, como sempre né rs

    PS: Amanhã eu vou correr rs

    • Adoro comentários longos, Caio!

      Cara, às vezes parece que quanto mais tempo temos, mais procrastinamos, não é mesmo?

      Pensou em fazer algo, faça. Se ficar pra depois, já era.

      PS: Claro que você vai! 🙂